Num estádio D. Afonso Henriques sem espetadores devido ao castigo imposto ao Vitória de Guimarães, os minhotos empataram hoje com o Paços de Ferreira 2-2, em jogo da 27.ª jornada da I Liga de futebol.

A partida merecia outro cenário nas bancadas, mas largas centenas de adeptos vitorianos não deixaram de marcar presença nas imediações do estádio, o que mereceu uma deslocação da equipa do Vitória ao exterior, poucos minutos antes do jogo começar, para agradecer esse apoio.

Talvez por influência da "frieza" que envolvia o jogo, os primeiros 30 minutos foram monótonos e com raros motivos de interesse, mas o segundo tempo, com quatro golos, foi repleto de emoção e incerteza no resultado até ao final.

O Vitória, que perdeu a quinta posição, esteve duas vezes à frente do marcador, com golos de Tiago Rodrigues (48) e Amidó Baldé (76), mas o Paços de Ferreira respondeu sempre, com Luiz Carlos (57) e Caetano (88) a empatarem a partida, e reforçou o terceiro lugar.

O empate ajusta-se porque o equilíbrio foi a nota dominante da partida, embora o Vitória tenha criado mais oportunidades claras de golo. A primeira surgiu aos 11 minutos, com Marco Matias a não conseguir bater Cássio, após um bom passe de André.

Aos 37 minutos, Tiago Rodrigues - grande exibição do novo reforço do FC Porto - serviu Soudani, que rematou um pouco por cima e, poucos segundos depois, o mesmo Tiago Rodrigues cruzou da esquerda e Baldé, de cabeça, obrigou Cássio a uma grande defesa.

Na resposta imediata, o Paços de Ferreira construiu uma boa jogada de ataque, com a bola a passar por vários jogadores e Cícero, na pequena área, a falhar de forma incrível o golo (38).

O segundo tempo começou praticamente com o golo de Tiago Rodrigues, num forte remate de fora da área a que Cássio não conseguiu opor-se (48). A vantagem dos minhotos não durou muito tempo porque, aos 57 minutos, o Paços de Ferreira empatou com um "tro" de Luiz Carlos também de muito longe.

Dez minutos depois, o Vitória podia ter desfeito a igualdade, mas Soudani falhou o desvio de cabeça após um livre tenso de Tiago Rodrigues, uma das suas imagens de marca.

Aos 76, contudo, a equipa da casa chegaria mesmo ao golo, por Baldé, que correspondeu da melhor maneira, de cabeça, a um grande centro de Marco Matias da direita.

O Paços lançou-se na procura do empate e Douglas ainda segurou o triunfo com uma excelente defesa a remate de Caetano (83), mas cinco minutos depois o pequeno jogador voltou a empatar a partida concluindo com frieza um grande passe de Josué.

O Vitória ainda dispôs de uma oportunidade para adiantar-se de novo no marcador quando Tiago Valente perdeu a bola em zona proibida para Tiago Rodrigues, mas em vez de rematar o médio quis assistir Badlé e Cássio intercetou o centro (90).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.