Com o FC Porto provisoriamente a apenas um ponto de distância, o líder Benfica encerra, segunda-feira, a 27.ª jornada da I Liga de futebol com uma difícil deslocação ao Marítimo, equipa que luta pelo acesso à Liga Europa.

A proximidade provisória dos “azuis e brancos”, que bateram, sábado, o Vitória de Setúbal por 2-0, confere ao jogo dos “encarnados” alguma pressão, algo a que a equipa de Jorge Jesus tem respondido com vitórias seguras frente a adversários potencialmente mais difíceis, como é o caso dos funchalenses.

Até porque o Marítimo, 10.º classificado (34 pontos), pode subir ao sexto lugar e ficar a um ponto do quinto (o Estoril), em caso de vitória sobre o Benfica, indo ao encontro dos seus objetivos europeus.

Nesse capítulo, destaque para mais uma vitória conseguida pelo Sporting (2-1 ao Nacional, em Alvalade) nos últimos momentos do encontro, mantendo-se na corrida pela Liga Europa, no sétimo posto, com 36 pontos, a dois do Estoril (quinto), que sábado bateu o Sporting de Braga, pelo mesmo resultado.

Quando faltam três jornadas para o final da prova, há ainda cinco equipas que acalentam esse sonho, excluindo o Vitória de Guimarães, que já o garantiu por via da presença na final da Taça de Portugal, e a certeza de que o Benfica, o outro finalista, jogará a Liga dos Campeões, tal como o FC Porto.

O Estoril, com 38 pontos, tem mais dois pontos do que Sporting e Rio Ave, equipa que hoje venceu o Beira-Mar, por 2-1, “afundando” ainda mais os aveirenses no último lugar (20 pontos).

A estes juntam-se as duas equipas da Madeira, nona e 10.ª classificadas, com 34 pontos, mas o Marítimo tem menos uma partida realizada, precisamente a que disputará segunda-feira com o Benfica (20:00).

Ainda a propósito de competições europeias, destaque para o empate (2-2) conseguido pelo Paços de Ferreira em Guimarães, à porta fechada, por interdição do estádio do Vitória, e que permitiu aos pacenses aumentar para quatro pontos a vantagem sobre o Sporting de Braga (quarto, com 46 pontos).

Passando para o “campeonato dos aflitos”, Gil Vicente (25 pontos) e Académica (24 pontos), 12.º e 13.º classificados, conseguiram importantes vitórias, em casa, frente a adversários diretos no objetivo da permanência: 2-0 ao Olhanense (14.º) e 1-0 ao Moreirense (15.º), respetivamente.