O Sporting recebe hoje o Nacional, num encontro da 27.ª jornada da I Liga de futebol que pode ser determinante na luta pelo último lugar de acesso à Liga Europa, pelo qual se perfilam cinco candidatos.

A equipa “leonina” está em nono lugar, com 33 pontos, menos um do que o Nacional, sendo que uma eventual derrota para qualquer dos lados, a quatro jogos do final do campeonato, pode comprometer o apuramento para as taças europeias.

De resto, também perseguem o mesmo objetivo mais três equipas, o Estoril, que venceu na sexta-feira o Sporting de Braga por 2-1, na abertura da jornada, e que subiu ao quinto lugar, com 38 pontos, o Marítimo, que é oitavo, com 34, e o Rio Ave, 10.º, com 33.

O Marítimo recebe o Benfica na segunda-feira, no encerramento da jornada, a partir das 20:00, num jogo que pode ter importância capital na disputa do título, tendo em conta que uma eventual vitória “encarnada” manterá a equipa da Luz quatro pontos à frente do FC Porto, a três jogos do final do campeonato.

Já o Rio Ave, recebe hoje o “lanterna vermelha” Beira-Mar, numa partida que se prevê muito difícil para os vila-condenses, visto que a equipa aveirense tem em jogo a sobrevivência no escalão maior.

Embate importante na luta pelo terceiro lugar, que garante o acesso à Liga dos Campeões, é o Vitória de Guimarães-Paços de Ferreira, visto que a equipa da “capital do móvel” pode aproveitar a derrota do Sporting de Braga no Estoril para dilatar a vantagem sobre o rival para seis pontos.

Considerando que o Paços de Ferreira leva vantagem sobre o Sporting de Braga em caso de igualdade pontual, e que passariam a faltar apenas três jogos para o fim, uma vitória dos pacenses na cidade berço arrumaria praticamente a questão sobre quem acompanhará Benfica e FC Porto na Liga dos Campeões.

Na luta pela manutenção, disputam-se hoje dois jogos determinantes: o Gil Vicente-Olhanense e o Académica-Moreirense.

Programa e resultados da 27.ª jornada:
- Sexta-feira, 26 abr:
Estoril-Praia – Sporting de Braga, 2-1.
- Sábado, 27 abr:
FC Porto - Vitória de Setúbal, 2-0.
- Domingo, 28 abr:
Vitória de Guimarães - Paços de Ferreira, 16h00.
Rio Ave - Beira-Mar, 16h00.
Gil Vicente – Olhanense, 16h00.
Sporting – Nacional, 18h00 (SportTV1).
Académica – Moreirense, 20h15 (SportTV1).
- Segunda-feira, 29 abr:
Marítimo – Benfica, 20h00 (SportTV1).