O Sporting venceu este domingo o Nacional da Madeira por 2-1, em jogo da 27.ª jornada do campeonato nacional, com Bruma a estar em destaque no triunfo leonino com duas assistências para golo. Os madeirenses ainda empataram por Candeias mas um canto marcado por Bruma perto do final encontrou a cabeça de Rojo para dar um triunfo merecido à formação de Jesualdo Ferreira.

No regresso ao Estádio de Alvalade após a derrota com o Benfica, a formação de Jesualdo Ferreira procurava não perder mais terreno na luta por um lugar europeu frente a um rival direto para a Liga Europa. Bruma voltou à equipa titular depois da sua excelente exibição no Estádio da Luz, e foi dos pés do extremo de 18 anos que nasceu o primeiro golo do jogo.

Aos 5’ minutos, Bruma voltou a fazer estragos no corredor esquerdo e centra para o coração da área, onde surge Diego Capel a rasgar a defesa madeirense e com um toque subtil a inaugurar o marcador por entre as pernas de Gottardi.

A primeira onda de euforia em Alvalade estava formada e prometia maré alta para o resto do jogo, com mais de 30 mil adeptos leoninos nas bancadas. O domínio dos anfitriões era patente nos instantes iniciais, e só não se traduziu em mais golos porque o poste da baliza de Gottardi rebateu um remate de Diego Capel aos 24’ minutos.

O Nacional revelava algumas dificuldades em contrariar o domínio do Sporting e aos  33’ minutos Manuel Machado faz a primeira substituição do jogo com a entrada de Nuno Campos e a saída de Diego Barcellos.

Até ao intervalo, a bola não voltaria a entrar em nenhuma das balizas com o Sporting a regressar aos balneários com uma vantagem que pecava por escassa.

A segunda parte começou com mais uma substituição por parte do Nacional da Madeira com a entrada em jogo de Miguel Rodrigues e saída de Ali Ghazal. A formação madeirense entrou mais determinada no segundo tempo, perante uma equipa do Sporting estranhamente apática.

Aos 60’ minutos, o Nacional já detinha mais posse de bola, e foi sem grande surpresa que os visitantes chegaram ao empate por Candeias. O médio dos insulares conseguiu isolar-se na área leonino e com um remate em força bate Rui Patrício para o 1-1 aos 74’ minutos.

O golo do Nacional despertou a formação da casa, e já com Labyad e Viola em campo, o Sporting voltou a controlar as operações e a empurrar o adversário para a sua zona defensiva. As oportunidades de golo para o Sporting voltaram a surgir junto à área de Gottardi e aos 80’ minutos o guarda-redes brasileiro evitou dois lances seguidos de golo, primeiro por Wolfswinkel e depois por Bruma.

Cinco minutos depois, o extremo português voltaria a estar ligado diretamente a um golo do Sporting, desta vez marcado por Marcos Rojo após canto batido por Bruma. O argentino saltou mais alto para de cabeça restabelecer a vantagem dos leões.

Depois de sofrer desnecessariamente na segunda parte, o Sporting conseguiu garantir mais um triunfo importante para a luta por um lugar europeu.