O treinador do Vitória de Guimarães disse hoje esperar um jogo muito difícil diante do Gil Vicente, no domingo, na 28.ª jornada da I Liga de futebol, e garantiu que os jogadores estão concentrados apenas no campeonato.
Os vimaranenses qualificaram-se recentemente para a final da Taça de Portugal, na qual vão defrontar o Benfica, tendo já assegurado por essa via um lugar nas competições europeias da próxima temporada, mas Rui Vitória assegura máxima concentração para as três últimas jornadas da Liga.
«Os nossos jogadores têm tido um comportamento fantástico, já competimos depois da qualificação para a final e vencemos, houve alguma alteração psicológica, mas se há equipa que tem sabido lidar com a situação é a nossa. Não espero outro comportamento ou postura», disse.
Depois do jogo à porta fechada diante do Paços de Ferreira na última jornada (2-2), os responsáveis do Vitória querem encher o D. Afonso Henriques, tendo promovido uma campanha para o efeito (os sócios com as quotas em dia podem levantar mais cinco bilhetes).
«Para quem anda nesta profissão jogar sem público é das piores coisas que existem, vai ser muito bom ter outra vez os nossos adeptos a apoiarem-nos e a manifestarem-se. É quase como compensar quem não veio ao outro jogo, é às 18:00, que seja uma festa de uma manifestação desportiva», desejou.
Em relação ao Gil Vicente, que luta ainda pela permanência, disse ser uma «belíssima equipa, com excelentes jogadores e treinador».
«Fez agora três pontos que foram muito importantes, mas ainda não estão a salvo da descida. Tem sido irregular esta época, mas consistentes nos últimos anos. Vai ser um jogo muito difícil, o Gil vai tentar resolver a sua vida, mas nós queremos vencer e dar uma alegria aos nossos adeptos», afirmou.
O técnico voltou a manifestar a sua satisfação por estar em Guimarães e vontade em continuar, revelando que a próxima temporada já está a ser preparada.
Instado sobre as previsíveis saídas de vários jogadores (Ricardo e Tiago Rodrigues já são reforços do FC Porto), Rui Vitória notou que essa tem sido a sua "sina", a de «reconstruir as coisas, novos caminhos».
«Claro que, enquanto treinador, gostava de ter estabilidade e continuidade no trabalho, mas o Vitória precisa de ter estabilidade financeira. Temos é que ir à procura de soluções, há um conjunto de jogadores que nos dão garantias, não há drama se houver essa saída de alguns jogadores, fico até feliz se eles melhorarem a sua vida», disse.
Baldé não treinou hoje, devidamente autorizado pelo clube, para resolver questões pessoais, enquanto Alex deve falhar o jogo de domingo devido a lesão, revelou o técnico.
A equipa volta a treinar sábado de manhã e no final será divulgado a lista de convocados.
Vitória de Guimarães, sexto classificado, com 37 pontos, e Gil Vicente, 12.º, com 25, defrontam-se domingo, às 18:00, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.