O britânico Mark Cavendish (Omega Pharma-Quick Step) venceu hoje ao “sprint” a primeira etapa da edição de 2013 da Volta a Itália em bicicleta, impondo-se ao italiano Elia Viviani (Cannondale) e ao campeão francês Nacer Bouhanni (FDJ).
Cavendish concluiu os 130 quilómetros da tirada com partida e chegada a Nápoles, em 2:58.38 horas, liderando o pelotão, que acabou por sofrer um corte devido a uma queda na parte final, e conquistando a sua 11.ª vitória na corrida transalpina.
Nelson Oliveira (RadioShack-Leopard) foi o primeiro português a concluir a viagem na 46.ª posição, mas integrado no pelotão, tal como Bruno Pires (Saxo-Tinkoff), 85.º, Ricardo Mestre (Euskaltel-Euskadi), 104.º, e Tiago Machado (RadioShack-Leopard), todos 18 segundos depois do campeão do Mundo de 2011.
Numa fase inicial da etapa, Mestre integrou um grupo de sete fugitivos, que chegou a dispor de dois minutos de vantagem para o pelotão, foi alcançado a menos de 20 quilómetros da meta.
No domingo, o pelotão da “corrida rosa” vai enfrentar um contrarrelógio por equipas, com uma distância de 17,4 quilómetros, entre Ischia e Forio, da segunda das 21 etapas.