O treinador Rui Vitória disse hoje que este foi um ano «determinante» para o Vitória de Guimarães, quinto classificado da I Liga de futebol, mas frisou que ainda «há travessia no deserto para fazer».

Num breve balanço de uma época com resultados acima das expectativas dadas as condicionantes com que foi iniciada - além da atual quinta posição, a equipa já está apurada para a final da Taça de Portugal e para as competições europeias da próxima época -, o técnico vitoriano fez questão de afirmar que «não foi fácil» chegar até aqui.

«O fator sorte funcionou, o caráter dos jogadores que ninguém conhecia também. Houve uma evolução muito grande e este foi um ano determinante para a vida do Vitória e do que pode vir a ser o clube», afirmou.

Contudo, Rui Vitória considera que não devem ser assumidas metas mais ambiciosas nos próximos tempos, porque «ainda há travessia no deserto para fazer».

«É bom que os resultados não nos ceguem», avisou.

Sobre a deslocação ao terreno do Marítimo, no sábado, na 29.ª jornada, Vitória disse esperar um «jogo complicado» frente a uma «equipa boa, que ao longo do campeonato teve algumas oscilações, talvez pela participação na Liga Europa, mas que no último jogo em casa da temporada quer despedir-se com um bom resultado».

Lamentando a descida da equipa B dos minhotos para a II divisão, confirmada na quarta-feira, o treinador lembrou que «num processo formativo não se pode ter ideias preconcebidas» e que «há jogadores que podem evoluir mais na II divisão», tendo dado o exemplo de Tiago Rodrigues e Kanu, que jogavam na última época nesse escalão.

Rui Vitória enalteceu ainda o papel da equipa secundária na campanha da A: «Se houve clube que maior rendimento tirou do que é a essência da equipa B foi este. Era um risco que se corria quando se partiu para este projeto», dado o número reduzido de jogadores que compunha o plantel principal.

Se «desportivamente é um retrocesso, ou uma não evolução, há um aspeto de grande valorização dos jogadores além do retorno financeiro que vai possibilitar ao clube nos próximos anos», concluiu.

Ricardo já está recuperado e será convocado, garantiu Rui Vitória, mas Marco Matias, castigado, e Alex, lesionado, são baixas certas para domingo.

O Vitória de Guimarães, quinto classificado, com 40 pontos, joga no domingo diante do Marítimo, 10.º, com 34, no Estádio dos Barreiros, às 18h15.