Com mais três pontos do que na época anterior (72), mas, por comparação, um lugar atrás e a dois pontos do líder Benfica, o FC Porto entra na 29.ª jornada da I Liga de futebol a sonhar com o “tri”.

O atual segundo classificado já festejava, na mesma penúltima jornada de 2011/12, o seu 26.º título nacional, assegurado na ronda anterior, após um empate cedido pelo Benfica em Vila do Conde (2-2, com o Rio Ave).

Mas, apesar de melhor performance que na época anterior, nas 28 jornadas cumpridas, os “dragões” de Vítor Pereira encontram-se dois pontos atrás do rival, que lhes “escapou” à 21.ª ronda, mercê de um empate a zero no terreno do Sporting, altura em que caíram para o segundo posto.

A desvantagem face aos “encarnados” aumentou para quatro pontos cinco rondas depois (23.ª), no Funchal, também por desfecho idêntico (1-1 frente ao Marítimo).

Aliás, dos seis empates concedidos pelo FC Porto na prova, metade aconteceram na segunda volta, “série” iniciada à 18.ª ronda, com um inesperado empate a um golo, em casa, frente ao Olhanense, pouco depois de ter recuperado a liderança, à entrada da segunda volta do campeonato.

A propósito, no implacável “mano a mano” com os rivais do Benfica, o FC Porto regista um 2-2 na Luz (14.ª), o qual poderá ser positivo em caso de empate pontual no termo da prova.

Os outros dois empates aconteceram no primeiro jogo do campeonato, 0-0 no terreno do Gil Vicente, e na quinta ronda, 2-2 em casa do Rio Ave.

Por comparação com a época anterior, antes da realização da 29.ª jornada, os portistas têm mais quatro golos marcados (66), e um futebolista a liderar a lista de goleadores: o colombiano Jackson Martinez, com 25 tentos marcados.

Neste capítulo, o seu compatriota James Rodriguez soma 10 golos, apesar dos seus altos e baixos competitivos, motivados por uma lesão que o afastou dos relvados por mais de um mês, e que lhe provocou um abaixamento de forma e a perda da titularidade.

A defesa portista parece, por sua vez, um pouco mais sólida, com apenas 13 golos sofridos, face aos 17 da temporada anterior, no mesmo período.

O setor recuado contribuiu com 10 dos 66 golos apontados, com destaque para o internacional francês Mangala, com quatro, seguido por Maicon e Danilo (dois), Alex Sandro e Miguel Lopes (um).