Tal como em 2009/10, o Benfica apresenta-se no Estádio do Dragão, na penúltima jornada da I Liga, com a possibilidade de se sagrar campeão, o que, na altura, foi contrariado com uma vitória do FC Porto, por 3-1.

Três épocas volvidas, a equipa de Jorge Jesus volta, no sábado, a dispor da mesma possibilidade, com a particularidade de poder “vingar” o título conquistado pelos “dragões” na Luz, em 2010/11, quando o conjunto então orientado por André Vilas-Boas ali venceu, por 2-1.

A 2 de maio de 2010, os “encarnados” chegaram ao recinto portista com mais seis pontos do que o Sporting de Braga e mais 11 que os portistas, já arredados da luta pela revalidação do título.

Ao Benfica bastava o empate para a consagração automática, independentemente do resultado dos minhotos, que jogaram à mesma hora contra o Paços de Ferreira, a quem venceram por 1-0.

Mas a intensa competitividade entre os dois emblemas “proíbe” festa do rival em relvado próprio e o orgulho já ferido dos “dragões”, terceiros classificados e afastados da luta pelo título, foi tónico suficiente para o conjunto de Jesualdo Ferreira, que conseguiu vencer com apenas 10 jogadores.

Bruno Alves, central que hoje atua pelo Zenit (Rússia), marcou o primeiro golo do encontro, aos 42 minutos, resultado com que se chegou ao intervalo.
Seis minutos após o reatamento, o uruguaio Fucile foi expulso e, cinco minutos depois, Luisão empatou a partida.

Mas a reação portista fez-se sentir, mesmo com a equipa em inferioridade numérica, e os argentinos Farias (59) e Bellushi (82) marcaram os golos da vitória “pela honra” dos “azuis e brancos”.

O Benfica acabou por se sagrar campeão na derradeira ronda, fazendo a festa em casa, com uma vitória por 2-1 sobre o Rio Ave, e cinco pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga, que empatou a um golo no terreno do Nacional da Madeira.