O FC Porto venceu este sábado o Benfica por 2-1 no Estádio do Dragão, em jogo da 29.ª jornada da Primeira Liga e assumiu a liderança da prova. Varela e Kelvin marcaram para os “dragões”, Lima fez o tento dos "encarnados".

A formação de Vítor Pereira não fez uma exibição de “encher o olho”, muito por culpa do Benfica, que fechou muito bem os caminhos para a sua baliza. Apesar de ter dominado todo o encontro, com muita posse de bola no meio-campo "encarnado", o FC Porto raramente criou verdadeiros lances de golo.

Num jogo tão decisivo, há que destacar o homem que marcou o golo. Kelvin foi a aposta de Vítor Pereira e, tal como aconteceu com o Braga em casa (entrou em marcou dois golos, colocando o resultado em 3-1), o jovem brasileiro voltou a ser feliz. No único remate que fez à baliza, marcou, dando três pontos ao FC Porto que podem valer o título.

Varela foi o melhor dos “dragões”. Dos seus pés saiu o centro/remate que Maxi desviou para a própria baliza. Foi dos mais perigosos e fez “gato-sapato” do lateral uruguaio do Benfica. Na segunda parte esteve perto do golo em duas ocasiões mas depois “foi-se” abaixo fisicamente.

Mangala fez uma exibição sólida e raramente deu espaços a Lima e depois a Cardozo. Ainda teve tempo para sair a jogar. Alex Sandro também exibiu-se a bom nível, criando muito perigo pelo lado esquerdo do FC Porto. Helton voltou a mostrar atenção na baliza e segurou a equipa, numa defesa brilhante a remate de Cardozo. Fernando também fez uma exibição sólida, até sair lesionado.

Mais discreto esteve Lucho. O capitão não fez uma grande exibição, raramente teve bola e possibilidade de decidir no último passe. James Rodriguez também mostrou estar em baixo de forma. O colombiano perdeu inúmeras bolas e raramente conseguiu ultrapassar os médios do Benfica e servir os seus colegas.

Quem também teve poucas hipóteses foi Jackson Martinez. O avançado foi sempre bem marcado pelos centrais benfiquistas e só teve uma oportunidade para bater Artur num livre que desviou mal, para fora.

Vítor Pereira foi mais feliz que Jorge Jesus nas mexidas que fez na equipa. Defour entrou bem no jogo, mesmo quando passou para lateral direito. Liedson fez o passe para Kelvin decidir o clássico.