O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Pedro Pinto, vai propor na reunião do Executivo de sexta-feira que seja feito o reconhecimento público ao clube pacense, terceiro classificado na I Liga de futebol.
«O Paços de Ferreira é hoje o sexto clube nacional a chegar à elite europeia do futebol e com isso ergue-se o orgulho individual de cada pacense e o nome de Paços de Ferreira sobressai no todo europeu», pode ler-se na proposta do autarca Pedro Pinto, a que a agência Lusa teve acesso.
A ideia que o Executivo camarário irá discutir é justificada com a importância que o município «sempre reconheceu» ao «embaixador futebol», na promoção e dinamização do concelho, do ponto de vista desportivo, social e económico, e irá estender-se aos dirigentes, jogadores e demais colaboradores do Paços de Ferreira
Este reconhecimento público, da autoria do autarca Pedro Pinto, inclui a atribuição da Medalha de Altruísmo e Mérito Desportivo, pretende que todos os protagonistas desta conquista assinem o Livro de Honra do Município e prevê ainda a atribuição de um diploma individual.
Esta distinção confere a cada jogador, dirigente e colaborador do Paços de Ferreira o estatuto de Cidadão de Reconhecido Mérito.
O Paços de Ferreira garantiu o histórico terceiro lugar e respetivo acesso ao "play-off" da Liga dos Campeões em Coimbra (1-1 com a Académica), no passado sábado, capitalizando a derrota caseira do Sporting de Braga, quarto, diante do Nacional (3-1), a uma jornada do fim da I Liga de futebol.