O jogo de futebol de domingo entre Paços de Ferreira e FC Porto, no estádio da Mata Real, obriga a um reforço de «aproximadamente 110 militares da GNR vindos de Lisboa», revelou à Lusa fonte do Comando do Porto.

«Vêm de Lisboa porque se trata de uma força de reserva sediada em Lisboa. São forças especificamente preparadas para [garantir] a ordem pública», justificou a fonte do Comando Territorial da GNR do Porto.

No total, serão «cerca de 200» os efetivos da GNR mobilizados para Paços de Ferreira com vista ao «policiamento e segurança» ao jogo de futebol, decisivo para o apuramento do vencedor do campeonato, na 30.ª e última jornada da I Liga.

O FC Porto tem mais um ponto do que o Benfica na tabela classificativa e pode sagrar-se tricampeão português de futebol caso vença o Paços do Ferreira.

Junto à Mata Real e ao Parque da Cidade de Paços de Ferreira, onde durante toda a tarde vai ser transmitido em direto um programa de televisão, vão estar «forças de diversas valências da Guarda, quer de trânsito, territorial e de ordem pública – a pé e a cavalo», acrescentou a fonte do Comando da GNR do Porto.

A isto vai somar-se o «policiamento de bicicleta em torno do estádio» e da zona onde se realiza o programa televisivo e que fica «paredes meias» com as «traseiras do estádio» do Paços de Ferreira.

No Porto, o Comando da PSP está a «acompanhar a situação» e assegura ficar «atento a tudo o que se possa passar».

«Faz parte das nossas competências acautelar o policiamento adequado às circunstâncias que vierem a acontecer», disse à Lusa fonte da PSP do Porto.

Por volta das 20h30 de domingo, após o fim dos jogos entre o Paços de Ferreira e o FC Porto e entre o Benfica e o Moreirense, são vários os cenários que podem colocar-se na cidade do Porto.

A avenida dos Aliados, palco tradicional dos festejos dos dragões, pode ser ocupada por adeptos do FC Porto, caso os azuis e brancos vençam o campeonato, ou por simpatizantes do clube do clube da Luz, se este conquistar o título de campeão da I Liga.

Em Lisboa, onde o Benfica recebe o Moreirense, o policiamento será «normal para o tipo de jogo» em causa, notou à Lusa fonte da PSP de Lisboa, sem adiantar o número de efetivos destacados para as imediações do estádio da Luz.

O Benfica tem menos um ponto do que o FC Porto e só poderá sagrar-se campeão caso se imponha na receção ao Moreirense e se o FC Porto não vencer no estádio do Paços de Ferreira.

Fonte da PSP de Lisboa refere que aquela força policial estará atenta «na monitorização de adeptos caso o Benfica seja campeão», já que poderá «ser necessário cortar o trânsito em algumas artérias».

Admitindo também a sinalização de «desvios de trânsito junto dos automobilistas, se necessário», a PSP indica a praça do Marquês de Pombal como um dos focos de atenção, já que se trata do local “habitual” de concentração e celebração dos benfiquistas.