Ao longo das 30 jornadas desta época, Vítor Pereira e Jorge Jesus travaram, nas respetivas conferências, um duelo de palavras que, na véspera da derradeira ronda da edição 2012/2013, deixou elogios ao técnico rival da Luz, assim como ao campeonato espetacular deste ano. 
«Jorge Jesus é um grande treinador. Quanto maior a competitividade do outro lado, conseguimos melhorar sempre deste lado. Esta competição saudável faz de mim também melhor treinador. Acho que Jorge Jesus é um belíssimo treinador, mas não se trata de uma discussão de título entre Jorge Jesus e Vítor Pereira. Quem me disser que este ano o campeonato não foi competitivo e de qualidade está completamente enganado. Temos equipas que apareceram com grande nível, como o Paços, Estoril, Rio Ave... Este foi o campeonato mais espetacular dos últimos anos, onde continua em aberto o título do campeonato, competições europeias e manutenção. Um campeonato que temos de valorizar», referiu, este sábado, o treinador dos azuis e brancos, no Centro de Treinos do Olival.
O FC Porto depende de si próprio para revalidar o título de campeão nacional pela terceira vez consecutiva. Em caso de vitória na Mata Real ou um empate do Benfica - que tem menos um ponto - na Luz com o Moreirense, os Dragões de Vítor Pereira sagram-se tricampeões.
Na véspera da última jornada da edição 2012/2013 da I Liga, o FC Porto lidera a tabela classificativa com 75 pontos, mais um que o rival Benfica, a quem venceu na última jornada por 2-1 no Estádio do Dragão, provocando a reviravolta emocionante no campeonato.