A vitória do Futebol Clube do Porto (FC Porto), hoje, no campeonato de futebol, mobilizou emigrantes portugueses em Bruxelas e em Newark, nos Estados Unidos, onde benfiquistas reconheceram que não podiam «ter perdido pontos antes de ir ao 'Dragão'».

Os adeptos do FC Porto fizeram-se ouvir, durante alguns minutos, em Bruxelas, no bairro de Flagey, onde residem muitos emigrantes portugueses, celebrando a conquista do campeonato com buzinadelas, junto a cafés de origem nacional.

«Depois de ver o Benfica celebrar a conquista do campeonato na Madeira e a reservar o Marquês [de Pombal, em Lisboa], esta vitória ainda soube melhor», disse à Lusa Inácio Rodrigues, adepto portista.

Para João Santos, a vitória do FC Porto demonstra que a equipa azul e branca constitui «o maior clube português» e «ensina ao Benfica que os títulos só se celebram no fim».

Mas se, na capital belga, os adeptos portistas saíram para a rua, para celebrar, assim que soou o apito final, entre os benfiquistas o desânimo era evidente.

«Isto já não tem interesse algum. Estava visto que o Paços de Ferreira ia perder o jogo com o FC Porto», afirmou à Lusa Albano Filipe, adepto do Benfica e proprietário do Café Portugal.

Albano Filipe confessou estar «desiludido com o Benfica», mas garantiu que, apesar do resultado, o negócio não foi afetado. «Tive casa cheia na mesma», assegurou.

Nos Estados Unidos, no Sport Clube Português de Newark, em New Jersey, cidade com maior população do Estado e uma grande concentração da comunidade portuguesa, a televisão estava sintonizada, durante a tarde de hoje, no jogo que opunha o FC Porto e o Paços de Ferreira.

António Pinho, de 65 anos, começou a dançar quando soou o apito final e disse que "é justo" ser o Porto a vencer o campeonato.

«O Benfica fez uma época excelente, mas perdeu por sua culpa, quando empatou com o Estoril, a duas jornadas do fim», afirmou. «Foi por culpa das invenções do Jorge Jesus», disse o emigrante aveirense, não esquecendo o treinador da equipa da Luz.

Quanto a Vítor Pereira, o técnico da equipa do "Dragão", o portista disse que «continua a não ser um bom treinador», apesar da vitória do seu clube.

«Ganhou dois campeonatos porque o Villas Boas lhe deixou a equipa feita». «Quem devia treinar o Porto era o Domingos Paciência», afirmou.

Ao contrário do que acontecera na semana passada, quando o FC Porto enfrentara o Benfica em casa, o Sport Clube Português de Newark não estava cheio, e eram raros os adeptos da equipa lisboeta.

Luís Melo, 38 anos, era um dos poucos benfiquistas no ponto de encontro da comunidade portuguesa.

«Vim porque ainda acreditava que era possível a vitória», explicou à agência Lusa, acrescentando: «O Porto teve um penalti que não existiu, mas a culpa de perder o campeonato é nossa, que não podíamos ter perdido pontos antes de ir ao Dragão, onde sabíamos que era difícil ganhar. Jogámos sempre mais futebol do que o Porto. Devíamos ter vencido este campeonato».

O português continua a apoiar Jorge Jesus, mas diz que, «neste momento, é preciso fazer algumas perguntas e esperar que o treinador tenha aprendido algumas coisas durante a época.»

Depois de ver a sua equipa perder a final da Taça UEFA e a Liga, Luís Melo pensa agora no próximo jogo: o Sport Clube Português de Newark, onde joga, está nas finais do campeonato estadual de New Jersey, que acontece no final do mês.

«Esse título ainda o podemos ganhar», disse Luís Melo à agência Lusa.