O Benfica venceu este domingo o Moreirense, por 3-1, mas não festejou o título, no encerramento da época 2012/13. Do outro lado, os minhotos viram-se relegados para a II Liga.

Perante mais de 50 mil espetadores, muito crentes ainda num deslize dos dragões na Mata Real, o Benfica mostrou-se desgastado de uma época intensa, em que deixou o título fugir a três jornadas do fim. A complicar muito, tentando ‘furar’ pelo meio a área do Moreirense, a que aliou a falta de velocidade, os encarnados facilitaram muito.

A espaços, lá iam conseguindo chegar à área, mas hoje era dia de desperdiçar. Oscar Cardozo falhou o primeiro aos sete minutos, com Ola John a abrir para o lado contrário, a encontrar Salvio que falhou o primeiro, mas Tacuara não foi melhor na emenda.

Na jogada seguinte, o Moreirense, que vinha à Luz à procura da vitória, atirou a bola por cima da barra. Estava feito o primeiro aviso. O Benfica teria nova boa ocasião aos 13’, com Cardozo a servir de calcanhar para o coração da área, mas a defensiva minhota estava atenta.

Jorge Jesus apostou no aniversariante Ola John na esquerda, mas o holandês não correspondeu às expectativas. A equipa continuava sem conseguir fazer mexer o marcador, numa altura em que na Mata Real o FC Porto já vencia.

Antes do intervalo, felicidade minhota contrastou com a passividade dos encarnados. Vinicius, aos 43’, aproveitou uma desatenção da defesa e fez o 0-1, que colocava os minhotos em boa posição.

Tudo mudou na segunda parte. Gaitan entrou para o lugar de Ola John e mexeu com a dinâmica da equipa. Saiu dos pés dele o passe para o golo do empate, aos 51’. Cardozo deu para o argentino, que devolveu num cruzamento perfeito. Tacuara subiu nas alturas e fez o 1-1.

Os encarnados podiam ter ampliado a vantagem aos 59’, não fosse Ricardo, numa tarde brilhante, negar o golo. Só que aos 80’, Lima conseguiria mesmo dar a volta ao resultado, aproveitando uma defesa incompleta do guardião minhoto. O brasileiro fechou este campeonato com 20 golos, na sua primeira época na Luz, já que apontou a grande penalidade...já nos descontos.

Depois do apito final, os adeptos aplaudiram a equipa, visivelmente triste. Jorge Jesus encontrou os jogadores no relvado e assim encerrou o capítulo da I Liga em 2012/13.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.