7 de outubro de 2012. O FC Porto recebia no Estádio do Dragão o Sporting para o jogo da 6ª jornada da Liga. Quatro dias depois de celebrar o seu 26º aniversário, Jackson Martinez estava sem surpresa entre os titulares da equipa de Vítor Pereira.

Em pleno período de afirmação nos dragões e com quatro golos nos quatro encontros anteriores do campeonato, o colombiano decidiu festejar o aniversário com algum atraso, mas com um golo de classe, pompa e circunstância.

Estavam decorridos apenas nove minutos do desafio com os leões quando se assistiu a um momento mágico. Sem grande espaço pelo flanco direito, Danilo faz uma incursão pelo meio, levanta a cabeça e vê o seu colega a desmarcar-se entre os defesas leoninos. Com um passe bem medido a sobrevoar a defesa do Sporting, Danilo descobre Jackson no coração da área.

Enquanto corria e via a bola aproximar-se, Jackson percebe que tem de virar costas à baliza de Rui Patrício para dominar o lance. Seria este um virar de costas ao golo? Puro engano.

A bola encontra o conforto necessário na coxa do avançado para se manter ao seu alcance e, com um movimento felino e acrobático, Jackson levanta o calcanhar direito perante a saída destemida de Rui Patrício e o olhar impotente de Rojo. Era um daqueles momentos em que o tempo parece parar. A bola, essa, só parou nas redes da baliza do Sporting.

Parecia haver apenas uma forma possível de chegar ao golo naquele lance. Jackson Martinez teve o talento, a inteligência e o atrevimento de executar. Uma pincelada de génio numa obra desenhada… com o calcanhar.

Veja aqui o golo de Jackson Martinez. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.