Com a vitória em Paços de Ferreira, por 2-0, o FC Porto alcançou o seu 27º título de campeão nacional da primeira divisão, o 66º título em competições oficiais portugueses, o seu 73º título oficial no futebol. Destes 73, sete foram conquistados além-fronteiras. O lema "a vencer desde 1893" assenta-lhe que nem uma luva.

Fundado a 28 de setembro de 1893 por António Nicolau de Almeida, o FC Porto depressa se tornou no principal clube da cidade do Porto. Venceu a primeira edição da Liga de Portugal na época 1933/34 e a primeira edição do Campeonato de Portugal, quatro anos depois.

Depois destes títulos, os azuis-e-brancos entram numa "seca" que viria a durar 15 anos. Na época 1955/56 Osvaldo Silva, José Maria Pedroto, Acúrsio e Miguel Arcanjo, Hernâni, Barrigana e Araújo, entre outros, puseram fim a esse jejum, terminado a temporada com os mesmos pontos que o Benfica.

Mas nos anos 60, e apesar de se apresentar sempre com boas equipas, os "dragões" voltaram a ter uma "travessia no deserto", tendo ficado 19 anos sem vencer o principal campeonato português, até Pedroto pegar na equipa e levar o FC Porto ao pódio do futebol português em 1979.

Em 1982 Pinto da Costa é eleito presidente do clube. Um ato marcante já que a partir daí, nada seria igual no FC Porto. Pinto da Costa formou com José Maria Pedroto um duo dinâmico, ameaçando os rivais de Lisboa na disputa dos títulos de futebol em Portugal.

O primeiro título de campeão no reinado de Pinto da Costa só viria a chegar em 1985 mas um ano antes os "dragões" tinham chegado a sua primeira final europeia, somando também a única derrota em finais de competições da UEFA, ao serem derrotados pela Juventus em Berna, Suíça.

A 27 de Maio de 1987 o FC Porto entrava para a história do futebol mundial, ao vencer o todo-poderoso Bayern Munique na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, numa final que teve a magia do calcanhar do “mago” Madjer e os drbiles estonteantes do "menino" Paulo Futre. Nesse mesmo ano, em Tóquio, os "dragões" batiam o Peñarol do Uruguai e davam a Portugal a sua primeira Taça Intercontinental, depois de o Benfica perder duas finais seguidas.

Com Pinto da Costa na liderança, o FC Porto venceu 56 dos 73 títulos que tem no futebol, entre eles as sete conquistas a nível internacional, onde se destacam duas Taça/Liga dos Campeões Europeus, duas Taça/Liga Europa, duas Taças Intercontinentais e uma Supertaça Europeia. Os "dragões" são o único clube que venceu cinco campeonatos portugueses consecutivos, entre 1995 e 1999.

Com ele no comando dos azuis-e-brancos, o FC Porto travou uma intensa luta com os rivais de Lisboa, Benfica e Sporting, pela hegemonia no futebol português. Uma luta quase sempre ganha pelos nortenhos. Nos 31 anos de presidência de Pinto da Costa, o FC Porto venceu o campeonato português por 20 vezes. A pior classificação que conseguiu foi um terceiro lugar, alcançado nas épocas 2001/2002 e 2009/2010.

É ainda no reinado de Pinto da Costa que se assiste ao relançamento das modalidades no clube, conquistado centenas de títulos, entre eles os dez campeonatos consecutivos no hóquei em Patins.

No futebol, além do penta, de dois tetras, e de seis tricampeonatos, os "dragões" igualaram o feito do Benfica, de terminar uma época sem qualquer derrota: aconteceu na temporada 2010/2011, sob a orientação de André Vilas-Boas. Nesse mesmo ano, estabeleceu um novo recorde: o de maior distância para o segundo classificado, o Benfica, cifrado em 21 pontos.

Dos 66 títulos do FC Porto a nível nacional, destacam-se 27 campeonatos de Portugal, 16 Taças de Portugal, 19 Supertaças Cândido de Oliveira e quatro campeonatos de Portugal. A estes juntam-se 30 campeonatos do Porto e 14 Taças da Associação de Futebol do Porto.