O Movimento Académica 100% dos Sócios lançou hoje um manifesto a favor da criação de uma Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas (SDUQ), em contraponto à proposta da direção de constituir uma Sociedade Anónia Desportiva (SAD).

De acordo com o novo regime jurídico das sociedades desportivas, todos os clubes que pretendam participar nos campeonatos profissionais de futebol terão de concluir, até final de maio, o processo de constituição de uma SAD ou de uma sociedade unipessoal por quotas.

«Somos um grupo de sócios mais jovens defensores de uma Académica 100 por cento dos sócios e não de acionistas», explicou à agência Lusa o ex-presidente da claque Mancha Negra João Francisco Campos.

Segundo o manifesto: «nas SDUQ, temos a garantia de que o capital social é representado por uma quota única e indivisível, detida integral e exclusivamente pelo clube fundador, que não poderá aliená-la a terceiros, porquanto legalmente qualificada como intransmissível».

«A opção por uma SDUQ é na nossa perspetiva a melhor opção, pois a titularidade exclusiva do capital social pelo clube fundador é a única que permite garantir a preservação da identidade de um clube sem paralelo, no futebol nacional, identidade que seria diluída numa sociedade anónima desportiva», refere o documento.

O manifesto conta com mais de 100 subscritores, entre eles o do antigo reitor da Universidade de Coimbra Rui Alarcão, e o movimento Académica 100% dos sócios, «conta num só dia com a adesão de mais de três centenas de associados», referiu João Francisco Campos.

«Não queremos que aconteça na Académica o que se está a passar no Beira-Mar, em que um investidor iraniano manda na SAD e ninguém sabe dele», sublinhou o antigo candidato à presidência da Académica, salientando que, por exemplo, o Paços de Ferreira optou por uma SDUQ «e vai à Liga dos Campeões».

Na quinta-feira, o presidente da Académica, José Eduardo Simões, considerou que a constituição de SAD é um passo num «futuro melhor» do clube, que milita há 12 anos consecutivos na I Liga de futebol.

Antes da apresentação da proposta aos sócios, o dirigente academista salientou aos jornalistas que «a mais valia da SAD é a melhor organização de toda a estrutura da Académica, com a capacidade de integração e agregação de forças que, neste momento, representam apenas quintas (Universidade, Coimbra, Câmara), cada uma com a sua força própria».

Os sócios votam no próximo sábado a constituição e o modelo de uma sociedade desportiva, numa assembleia-geral extraordinária que vai decorrer entre as 10h00 e as 20h00.