Leonardo Jardim está de regresso ao futebol português, para orientar nos próximos dois anos o Sporting que Bruno de Carvalho quer relançar, depois de ter protagonizado saídas antecipadas dos seus três clubes anteriores.

O anúncio oficial da contratação de Leonardo Jardim, um madeirense nascido na Venezuela, surge dias depois de o técnico ter assumido publicamente que estava disponível para treinar o Sporting, que fechou a temporada com a pior classificação de sempre.

Leonardo Jardim chega a Alvalade aos 38 anos, depois de ter estado alguns meses no desemprego, após a polémica saída dos gregos do Olympiacos. Em janeiro, na liderança do campeonato, Leonardo Jardim deixou o clube ateniense, alegadamente devido aos maus resultados.

Jardim, que iniciou a carreira no Camacha, clube em que esteve como treinador principal entre 2003 e 2007, começou a evidenciar-se em 2008/09, quando levou o Desportivo de Chaves à II liga.

Em 2009/10, conduziu o Beira-Mar à primeira divisão e na época seguinte deixou a equipa aveirense, não aceitando a proposta de renovação, por considerar que a saída era a melhor opção para que a equipa e ele próprio pudessem preparar o futuro.

A saída do Beira-Mar aconteceu pouco depois de terem vindo a público notícias sobre o alegado interesse do FC Porto, assunto que voltou à ribalta há dias perante a incerteza na renovação do contrato entre Vítor Pereira e os “dragões”.

No início da época 2011/12, assumiu o comando técnico do Sporting de Braga, levando a formação “arsenalista” à sua segunda melhor classificação de sempre no campeonato (3.º), apenas superada pelo segundo lugar conseguido por Domingos Paciência.

Há quase um ano, a 30 de maio de 2012, foi anunciada a rescisão por mútuo acordo do contrato de três anos com o Sporting de Braga, num momento em que as relações com o presidente António Salvador estavam bastante tensas.

Poucos dias depois, foi anunciada a sua primeira experiência no futebol internacional, com os gregos do Olympiacos a escolherem-no para a conquista ao “tri”. A equipa chegou ao título, mas já sem o técnico português, que, no entanto, é oficialmente campeão grego.

Leonardo Jardim chega a Alvalade depois de o clube ter vivido a pior época de sempre, durante a qual teve quatro treinadores, o último dos quais Jesualdo Ferreira, que o atual presidente, Bruno de Carvalho, herdou da gestão de Godinho Lopes.

Bruno de Carvalho nunca foi claro sobre a continuidade de Jesualdo no comando técnico e o anúncio da contratação de Leonardo Jardim surge apenas um dia depois de a equipa ter fechado a época com uma goleada (4-1 ao Beira-Mar), que não evitou o sétimo lugar na I Liga.

Agora, em Alvalade, Leonardo Jardim vai integrar a nova estrutura do futebol do Sporting, que tem como responsáveis Augusto Inácio, ex-treinador do Moreirense, e Virgílio Lopes.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.