2013 é um ano histórico em Paços de Ferreira. No que a futebol diz respeito, bem entendido. Com o terceiro lugar conquistado, os castores conseguem a melhor classificação de sempre na I Liga e chegam à possibilidade, inédita, de entrar na Liga dos Campeões. É certo que falta jogar um playoff, mas nem que seja só nessa ocasião, o emblemático hino da Champions vai mesmo tocar na Mata Real.

Se o feito do Paços é histórico, que dizer da estreia de Paulo Fonseca à frente duma formação primodivisionária. O treinador que se estreou na I Liga esta época conduziu os pacenses a uma época de sonho: 14 vitórias, 12 empates e apenas quatro derrotas, frente a Benfica e FC Porto. Perante tal prestação, não será uma simples coincidência o facto de o treinador ter mudado a meio da época de agente, que agora é Jorge Mendes, o mesmo que trata da carreira de Mourinho ou Cristiano Ronaldo.

Em 30 jogos que teve este campeonato, os pacenses passaram 12 no último lugar do pódio. Ou seja, este terceiro lugar só é surpresa para quem não acompanhou este campeonato fim de semana após fim de semana. Outros números esclarecem o feito dos castores: uma sequência de nove jogos consecutivos a marcar golos, 24 em que marcou pelo menos uma vez, num total de 42 golos marcados e 29 sofridos.

Olhando para o plantel, na Mata Real não se pode falar de estrelas. Foi a equipa o segredo deste feito. Cássio na baliza, Tony na defesa, Manuel José no meio-campo e Hurtado na frente de ataque foram nomes que ajudaram a fazer do Paços gigante.

Na Mata Real já se sonha com a Champions, mesmo que antes, no playoff, os pacenses possam ter pela frente colossos como AC Milan, Arsenal, Lyon, PSV ou Zenit.