O futebol não é um jogo de individualidades, mas um treinador vale por si só, para o bem e para o mal. Se no ano passado Jesus foi muito criticado depois de perder o título para o FC Porto - sobretudo quando a liderança de cinco pontos parecia demasiado confortável para se desvanecer – este ano as críticas são menos ferozes, mesmo com o desperdício dos quatro pontos de vantagem em apenas duas jornadas.

A seu favor, Jesus terá o facto de o Benfica ter jogado, possivelmente, o melhor futebol em Portugal, ter levado as águias a uma final europeia e, depois de oito anos de ausência, à final da Taça de Portugal.

Se Jesus perde, Vítor Pereira ganha. O FC Porto acaba a época 2012/2013 na mó de cima com a conquista do campeonato e depois de poucos pensarem que esse feito ainda era possível. A páginas tantas, foi o próprio Vítor Pereira a assumir que já não acreditava. Estratégia ou não, resultou e no fim ficaram os dragões na frente.

Os dois treinadores trocaram ao longo da época várias palavras, muitas vezes irónicas, nem sempre amigáveis. Vítor Pereira endureceu nas últimas semanas o discurso, focando-se no tema da arbitragem. Do «limpinho, limpinho, limpinho» de Jesus nasceu o «sujinho, sujinho, sujinho» de Vítor Pereira. Certo é que o título se decidiu no FC Porto-Benfica, no Dragão, sem qualquer polémica na arbitragem de Pedro Proença.

Apesar da festa azul e branca, Vítor Pereira ainda não terá motivos plenos para sorrir. O tricampeonato está ganho, mas a continuidade no Dragão e a possibilidade de chegar ao tetra parece longe de estar garantida. Nunca foi um treinador adorado pelos adeptos, como foram Mourinho ou Villas-Boas, e a época pouco conseguida na Europa ou a eliminação prematura na Taça de Portugal, assim como a Taça da Liga perdida na final, podem ditar o desfecho anunciado: dança de cadeiras no Dragão. Vamos ver como Pinto da Costa resolve esta “novela”.

Já do lado do Benfica, paradoxalmente, Jesus tem lugar garantido… se quiser. Mesmo com uma época que termina de modo frustrante, Luís Filipe Vieira já assegurou que Jesus é o seu treinador. No entanto, o técnico, quem sabe se a quente e abalado pelos desaires no campeonato e na final da Liga Europa, disse que tinha de repensar a sua posição. Se os adeptos contam nestas horas, Jesus parece ter a maioria do seu lado. Mesmo com apenas um campeonato ganho em quatro tentativas.