O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, iniciou hoje o seu 13.º mandato no cargo, precisamente no dia em que o clube celebra o 26.º aniversário da primeira conquista da Taça dos Campeões Europeus de futebol.

Todos os corpos sociais portistas para o triénio 2013/16 foram hoje empossados, em cerimónia que decorreu no auditório do Estádio do Dragão, onde apenas o presidente da Mesa da Assembleia Geral, Sardoeira Pinto, usou da palavra para enaltecer «os que continuam a querer levar mais alto o nome do FC Porto».

No que diz respeito à Direção, entre os seus 14 vice-presidentes sobressaem três, eleitos pela primeira vez na lista de Pinto da Costa: Antero Henrique, atual diretor geral da SAD do futebol, Vítor Hugo, médico e antigo campeão mundial de hóquei em patins, e o empresário/gestor José Américo Amorim.

Permanecem, entre um total de 14, "vices" que há muito acompanham Pinto da Costa, como são os casos de Reinaldo Teles, Adelino Caldeira, Angelino Ferreira, Álvaro Pinto e Ilídio Pinto.

Eleito a 17 de abril de 1982 como 33.º presidente do clube, Pinto da Costa, de 74 anos, iniciou hoje o seu 13.º mandato, após 31 anos de páginas "douradas" na história recente do emblema, com inúmeros títulos nacionais e internacionais, nas várias modalidades do clube.

Sob a sua "batuta", o FC Porto conquistou, no futebol, duas Ligas dos Campeões (uma ainda como Taça dos Campeões Europeus), uma Taça UEFA e uma Liga Europa, uma Supertaça Europeia, duas taças intercontinentais, 20 campeonatos nacionais, 12 Taças de Portugal e 19 Supertaças Cândido de Oliveira.

A esses, e no que diz respeito a modalidades coletivas, juntam-se 58 títulos no hóquei em patins, 26 no basquetebol e 19 no andebol.