Terminada a época do Benfica, e depois de o clube ter falhado a conquista de todas as provas em que estava inserido, começa a “caça às bruxas” e nalguns setores tentam encontrar-se responsáveis para o desaire em toda a linha. Artur, guarda-redes do Benfica, tem sido apontado como um dos que vacilou nos momentos decisivos da época. Na retina dos adeptos e da imprensa ficam o golo sofrido frente ao Estoril, a sensação que podia ter feito mais na derrota no Estádio do Dragão, e os dois golos do Vitória de Guimarães no Jamor, sobretudo o primeiro em que Artur coloca a bola nos pés de um adversário.

Embora assuma que o guarda-redes possa ter tido algumas falhas ao longo da época, Domingos Paciência, que orientou o brasileiro no Sporting de Braga, garante que o jogador vai ultrapassar esta fase e que tem valor para superar todas as críticas.

«Conheço bem o Artur e sei da sua qualidade. Mesmo que num ou noutro jogo tenha tido algum deslize, não pode ser considerado o único responsável. Não deixo de ver o Artur como um grande guarda-redes e com muita qualidade», começa por dizer Domingos, que relembra que foi também com a ajuda do guardião que os encarnados tiveram a possibilidade de chegar à fase de todas as decisões e «estar nas finais e na luta por todos os títulos».

O treinador deixa uma palavra de confiança ao guarda-redes encarnado e não tem dúvidas de que o brasileiro vai permanecer de pedra e cal entre os postes da equipa encarnada.

«Conheço-o e sei que pela forma de ele ser vai ultrapassar isto. O Artur é um guarda-redes para muitos anos no Benfica», termina Domingos.