O relatório anual da Brand Finance, divulgado hoje, coloca o Benfica na 43.ª posição na lista das marcas mais valiosas entre os clubes europeus de futebol, liderada pelo Bayern de Munique, vencedor da Liga dos Campeões deste ano.

O Benfica consta pela primeira vez entre os 50 primeiros do relatório anual da empresa londrina de avaliação de marcas comerciais e surge avaliado em 44 milhões de euros.

De acordo com a classificação da Brand Finance, o Bayern de Munique surge avaliado em 668 milhões de euros, mais 8% (50 milhões) do que em 2012, e substitui o Manchester United no primeiro lugar da classificação.

O campeão da Liga inglesa surge este ano avaliado em 650 milhões de euros, o que representa uma descida de cerca de 3% (20 milhões) em relação ao ano passado, motivada, em parte, pela saída do treinador Alex Ferguson, depois de 27 anos ao serviço dos “reds”.

Os dois clubes “grandes” da Liga espanhola, Real Madrid e Barcelona, aparecem de seguida no terceiro e quarto lugares, avaliados, respetivamente, em 482 e 444 milhões de euros.

O Benfica é a única equipa portuguesa incluída no relatório da Brand Finance para 2013, que evidencia um domínio económico das marcas de clubes alemães e ingleses.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.