O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, considera que o futuro do futebol passa por integrar no trabalho as ferramentas informáticas, nomeadamente um software português que permite sistematizar informação e aceder-lhe com muita rapidez.

Lançado em janeiro deste ano pela Digisource, o Videobserver é uma plataforma que reúne um conjunto de ferramentas de observação e análise desportiva, permitindo a geração de relatórios personalizáveis para cada situação, seja para a preparação de um jogo ou para a observação individual de jogadores, explicou à agência Lusa André Rocha, um dos sócios fundadores da empresa, juntamente com José Reffoios e Rui Pires.

«A informação registada é armazenada e processada num sistema central que gera automaticamente relatórios dinâmicos de jogo, fichas de jogadores ou fichas de scouting. Possibilita ainda a criação e edição de vídeo on-line de forma rápida e simples, assim como a rápida partilha de informação com os jogadores ou restantes equipas técnicas» e que pode ser acedida em qualquer PC, smartphone ou tablet, explicou.

Em finais de janeiro, o projeto foi apresentado ao treinador do Vitória de Guimarães e, pouco tempo depois, passou a ser uma importante ferramenta de trabalho para a equipa técnica liderada por Rui Vitória.

Para a recente final da Taça de Portugal, foi usada para observar «vários aspetos de diferentes jogos», o que permitiu ao treinador ficar a «conhecer o Benfica mais recente».

André Rocha exemplifica: «se o Rui Vitória quisesse saber das últimas transições do Benfica ou os últimos 10 remates de um determinado jogador, rapidamente podia ter essa informação disponível - e em vídeo».

«Fomos pioneiros nesta relação com o Videobserver e julgo que o futuro passa muito por aqui. Nós sempre tivemos esta abordagem, mas fazíamos com os nossos meios, de forma mais arcaica e perdíamos mais tempo», disse o técnico à Lusa.

Rui Vitória explica que o software «sistematiza toda a informação» da própria equipa e do adversário: «É uma nova forma de trabalhar.»

A «grande rapidez» com que se acede à informação, e «de forma mais prática e operacional», é também elogiada pelo treinador.

«Ganha-se tempo e pode moldar-se muito à nossa forma de ler o jogo e trabalhar», explicou.

O Videobserver está disponível para várias modalidades, incluindo futsal, andebol (a seleção nacional já o utiliza), futebol e basquetebol (Benfica).

O objetivo passa por «chegar ao treinador da distrital, massificar a informação», e a países como Angola, onde já operam, e Brasil.