Depois de três anos no FC Porto onde sagrou-se tricampeão português e venceu, entre outros títulos, a Liga Europa, João Moutinho mudou-se para o AS Mónaco de França a troco de 25 milhões. O seu colega, James Rodriguez custou 45. Questionado por Luis Filipe Borges, apresentador de televisão, se saiu pelo preço justo, o médio recusou-se entrar em polémicas.

«[Está aborrecido por ter custado menos que o James Rodriguez?] Não. Custei aquilo que acharam que era o meu valor. Estou contente por representar uma grande equipa e pelo projeto do AS Mónaco», respondeu Moutinho, que está feliz por «reencontrar Falcao».

O jogador natural do Barreiro não se arrende de trocar o FC Porto pelo Mónaco e de não poder jogar a Champions na próxima época. Moutinho explica porque optou pelo clube francês. «É um projeto muito aliciante, a dois/três anos. Espero lutar pelos títulos em França. Não vou estar na Liga dos Campeões mas espero estar na final do Mundial no próximo ano».

Após o anúncio da sua saída para o Mónaco, veio a "baila" a expressão de José Eduardo Bettencourt, que chamou "maçã podre" ao jogador, quando este mudou-se para o FC Porto. Recentemente Pinto da Costa e Bruno de Carvalho trocaram "argumentos", com o presidente dos "dragões a afirmar que não percebia as desconfianças dos sportinguistas sobre o preço do jogador e que tinha vendido uma maçã podre por 25 milhões de euros. O líder dos "leões" contra-atacou, afirmando que não se metia em frutas mas que não era nenhum banana. Moutinho não guarda mágoas de Bettencourt mas não esquece as palavras do ex-presidente do Sporting.

«Foi uma situação que se passou. O que tentei demonstrar e consegui demonstrar foi dentro de campo. Felizmente tentei elevar o meu nível e ajudar o FC Porto a conquistar títulos, juntamente com os meus companheiros, e demonstrar que aquelas palavras não eram para mim», afirmou.