O técnico Paulo Fonseca acertou no domingo os pormenores da sua saída do Paços de Ferreira e vinculou-se ao FC Porto, tricampeão nacional de futebol, disse à agência Lusa uma fonte oficial o clube pacense.

Numa curta declaração, a mesma fonte confirmou que «Paulo Fonseca já assinou pelo FC Porto», mas a oficialização da transferência e a respetiva apresentação foram adiadas, uma vez que ainda não estava definida a compensação que o Paços de Ferreira vai receber por libertar o técnico, que tinha mais um ano de contrato.

Os termos da transferência, num contrato válido, em princípio, por duas temporadas, foram analisados no domingo na Capital do Móvel, numa reunião encabeçada pelo presidente do Paços de Ferreira, Carlos Barbosa, de regresso a Portugal, após um curto período de férias no estrangeiro.

Paulo Fonseca, de 40 anos, tem uma cláusula de rescisão de dois milhões de euros, mas a cedência de alguns jogadores do FC Porto também está a ser equacionada e poderá fazer baixar os valores da transferência do técnico sensação da I Liga em 2012/13.

Depois de concluído este processo, num entendimento facilitado pelas boas relações existentes entre os dois clubes, a direção do Paços de Ferreira dará andamento ao processo de substituição da equipa técnica, com Jorge Costa na linha da frente, e à reestruturação do plantel para a temporada 2013/14.

O anúncio oficial por parte do FC Porto poderá acontecer ainda hoje ou na terça-feira, depois de o presidente dos "dragões", Pinto da Costa, ter dito na semana passada que o treinador seria apresentado até 12 de junho.

Vítor Pereira, treinador que conduziu o FC Porto ao título de campeão nacional em 2011/12 e 2012/13, assinou contrato válido por doias anos com o Al-Ahli, da Arábia Saudita.