António Soares apresenta-se como o único candidato às eleições do Belenenses, que se realizam no dia 27 de julho, depois de hoje ter formalizado a candidatura para concluir o mandato que se prolonga até outubro de 2014.

Depois de ter renunciado ao cargo no mês passado, o presidente demissionário dos "azuis" entregou esta tarde, na secretaria do clube, toda a documentação obrigatória para concorrer ao ato eleitoral do próximo mês, que apenas servirá para eleger a direção.

António Soares, que havia sido eleito em 2011, lembrou o desenrolar de um processo que tinha como objetivo antecipar eleições gerais e dar estabilidade, através de um mandato alargado (até 2017), mas as intenções esbarraram na intransigência dos restantes órgãos sociais (Assembleia Geral e Conselho Fiscal) em renunciarem aos respetivos cargos.

«O objetivo que tinha em mente quando me demiti era provocar eleições gerais antecipadas, mas não foi conseguido. Agora, é uma questão de cumprir o mandato que estava em vigor até outubro de 2014», começou por dizer, após a formalização da candidatura.

Com o projeto de requalificação do complexo do Restelo prestes a iniciar-se, impunha-se, segundo o líder diretivo, que houvesse estabilidade nas negociações com os futuros parceiros, algo que poderá não acontecer com a realização de novo processo eleitoral em 2014.

«Este processo de requalificação dos terrenos vai durar alguns anos. Para os parceiros é sempre uma situação de desconforto saber que se está a negociar com alguém e que, passados uns meses, poderão estar a negociar com outra pessoa», referiu.

Por outro lado, António Soares não se mostrou admirado com a inexistência de outras listas concorrentes às eleições, devido à «ausência de interesse das pessoas em apresentarem um projeto para um período de tempo curto».

No entanto, a perda de maioria do clube na SAD também poderá ter contribuído para o desinteresse de possíveis candidatos, já que a gestão do futebol está agora entregue a Rui Pedro Soares, acionista maioritário da sociedade.

«Pode acontecer que este lugar seja menos apetecível, devido a uma posição não maioritária do clube dentro da SAD. Ainda assim, temos obrigação de defender o clube, independentemente do futebol profissional e é para isso que estou disponível para continuar o mandato até outubro de 2014. Há muita coisa para fazer no clube e estaremos cá para dar continuidade a esse trabalho», defendeu.

Quanto a uma possível recandidatura em 2014, António Soares deixa antever que será uma decisão dependente do que acontecer nos próximos meses, nomeadamente no que diz respeito à requalificação do complexo.

«Durante o próximo ano é fundamental que tenhamos capacidade para arrancarmos com o projeto de requalificação. Se no final de junho do ano que vem não tivéssemos nada diferente do que está feito hoje, seria um objetivo falhado e obrigar-nos-ia a repensar as coisas. Mas não acredito que isso aconteça», concluiu.

As eleições para a direção do Belenenses decorrem no dia 27 de julho, sábado, entre as 10 e as 19 horas, no Pavilhão Acácio Rosa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.