A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) assinaram hoje um protocolo, para a regulação dos campeonatos profissionais, válido para as próximas quatro épocas, disse hoje à Lusa fonte federativa.

O documento hoje assinado, que renova o que expirava no domingo, atesta, segundo a mesma fonte, a normalização das relações entre as duas instituições, que acordaram, além do alargamento da I e da II Liga, ainda a repartição de despesas quanto ao funcionamento das secções profissionais dos conselhos de Arbitragem e de Disciplina da FPF, relativamente às competições profissionais.

Até ao final da época 2016/2017, a LPFP vai comparticipar o funcionamento das secções profissionais dos conselhos de Arbitragem e de Disciplina da FPF, cabendo ao organismo responsável pelos campeonatos profissionais os proveitos das custas processuais e das multas aplicadas pelo órgão federativo nas referidas competições e os proveitos da publicidade nas camisolas dos árbitros.

No protocolo ficou ainda estipulado que a LPFP se comprometeu a pagar 400 mil euros ao organismo federativo na próxima época, a título de apoio ao futebol não profissional, sendo este montante, que será afeto às associações distritais e regionais de futebol, passível de ser revisto nas temporadas seguintes.

Relativamente ao licenciamento de jogadores, as alterações serão efetuadas pela LPFP, mas sujeitas a homologação pela FPF, pelo que o organismo responsável pelas competições profissionais deverá entregar à estrutura federativa os montantes resultantes de inscrições e transferências dos futebolistas.

Segundo a mesma fonte federativa, o protocolo hoje assinado defende o futebol nacional, permitindo que a LPFP continue a organizar normalmente as competições e que a sua inexistência obrigaria à intervenção do Conselho Nacional do Desporto.