A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) aguarda a documentação de 10 clubes, quatro da I Liga e seis da II Liga, para concretizar as inscrições nos campeonatos da época 2013/2014, disse hoje à Lusa fonte do organismo.

«A LPFP está a aguardar que as novas Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) ou Sociedades Desportivas Unipessoais por Quotas (SDUQ) entreguem as respetivas declarações de não dívida ao Estado», explicou à Lusa fonte oficial do organismo.

Estas situações afetam 10 emblemas que criaram recentemente novas sociedades desportivas e que, apesar de não terem dívidas ao Fisco e à Segurança Social, ainda não têm as respetivas certidões de regularização pelo facto de a Administração Fiscal e a Segurança Social ainda não terem tido tempo de atender aos respetivos pedidos, detalhou a mesma fonte.

Em causa estão as SDUQ de Paços de Ferreira, Gil Vicente e Académica e a SAD do Olhanense, no caso da I Liga, e das SDUQ de Feirense, Sporting da Covilhã, Oliveirense e Desportivo das Aves, e das SAD de Desportivo de Chaves e Sporting Farense, da II Liga.

Na sexta-feira, a Comissão Executiva da LPFP, com base no parecer da Comissão Técnica de Estudos e Auditoria, decidiu aceitar a inscrição de todos os 33 clubes – 16 na I Liga e 17 na II Liga (mais cinco equipas B) – nas competições profissionais, apesar de 16 equipas estarem impedidas de inscrever jogadores.

Atualmente impossibilitados de «registar contratos de trabalho desportivo ou de formação, bem como de utilizar jogadores com contratos já registados em épocas anteriores» estão Vitória de Setúbal, Belenenses, Olhanense, Paços de Ferreira, Gil Vicente e Académica, da I Liga, e Leixões, Atlético, Desportivo das Aves, Desportivo de Chaves, Sporting Farense, Beira-Mar, Feirense, Sporting da Covilhã, Santa Clara e Oliveirense, da II Liga.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.