Em declarações à agência Lusa, Vítor Pereira reafirmou que «as desconformidades relativas ao processo de classificações foram registadas e corrigidas», com todas as consequências que acarretarem.

«Na sequência das classificações que serão publicadas vão ocorrer despromoções», confirmou o presidente do CA, que desmente «perentória e cabalmente» que o presidente da FPF, Fernando Gomes, «tenha tido qualquer iniciativa destinada a vetar ou interferir com o processo de classificações».

Vítor Pereira relembrou que se trata de matéria da competência do CA: «[Fernando Gomes] não o fez, nem, pelo que conheço, alguma vez o faria, mas eu também não o admitiria, já que essa é uma competência exclusiva do Conselho de Arbitragem, nomeadamente da sua Secção de Classificações», disse.

Questionado sobre os pedidos de impugnação apresentados por árbitros, Vítor Pereira respondeu que «os árbitros têm a legitimidade de defender os seus interesses da melhor forma, utilizando para isso os mecanismos legais à sua disposição».

«A alteração das normas de classificação - que o Conselho de Arbitragem já admitiu publicamente estarem abertas à discussão – é um processo que ainda se encontra a decorrer de forma a encontrarmos uma solução de consenso», referiu ainda Vítor Pereira, sem querer adiantar mais pormenores sobre o assunto.

Em declarações públicas, Vítor Pereira tem defendido que o método de avaliação em vigor para a classificação dos árbitros prejudica aqueles que apitam maior número de jogos e que terá necessariamente de ser alterado, para «uma solução mais justa e rigorosa para todos».

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.