O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, completa esta sexta-feira o seu centésimo dia no cargo e são muitas as frases que, para já, marcaram o seu reinado em Alvalade.

Desde apelidar equipas de arbitragem a “bando de pássaros” ou a deixar o icónico Jorge Nuno Pinto da Costa sem resposta, em relação à venda de Moutinho, Bruno de Carvalho tem defendido o Sporting como há muito não se via para os lados de Alvalade.

Direto e incisivo, com alguma ironia à mistura, o presidente do Sporting é um caso sério de popularidade entre sócios e adeptos leoninos com afirmações à altura dos acontecimentos.

Frases de Bruno de Carvalho

1 Julho - «Já perceberam que não somos irresponsáveis nem viramos a cara à luta e que esta direção representa três milhões de sportinguistas»

30 Junho - «O Sporting voltou a ser dono do seu destino», após a Assembleia Geral para a aprovar a reestruturação financeira do clube.

29 Junho - «O Sporting gasta, na sua formação, cerca de nove milhões de euros por ano. Quando vim para o Sporting, não estava à espera de começar a ficar preocupado com o valor exagerado que custa a formação, por intervenção dos empresários»

29 Junho - «A certa altura assustou-me o que se passava no Sporting. Neste momento, sinto que as pessoas não querem voltar ao que passou. É um orgulho que levarei para sempre, o facto de termos pegado na pior situação desportiva e financeira do Sporting, que estava todo partido e aos cacos, e termos conseguido renovar tudo isso em três meses»

24 Junho - «Surpreenderam-me algumas situações que encontrámos no Sporting. Encontrámos contratos com cláusulas de rescisão de meio milhão de euros, pessoas que ganhavam ordenado e quase outro tanto em faturas… Estive quase um mês para perceber quem ganhava o quê e onde»

24 Junho - «Não vamos passar da pior época de sempre para a melhor de sempre.

23 Junho - «99% dos nomes que têm surgido não correspondem à realidade. Estamos a trabalhar bem e da forma como eu gosto. Antes dizia-se que no Sporting tudo se sabia, agora leio artigos que falam de um silêncio preocupante. Eu prefiro o silêncio»

23 Junho - «Temos de nos habituar a isto, a ganhar. Estamos a fazer um Sporting ganhador e é isto que prometemos aos sócios, lutar sempre pelo melhor resultado possível», após a conquista do campeonato nacional de futsal.

15 Junho - «Não é verdade, o Sporting irá fazer as vendas que achar que deve fazer. Não vale a pena os clubes virem apresentar propostas irrisórias porque nós não iremos vender»

2 Junho - «Começámos um novo ciclo e que os outros se comecem a habituar ao sabor da derrota. Quem pensava que mandava no desporto vai ter de começar a amargurar e a habituar-se à derrota», após a conquista da Taça de Portugal em andebol sobre o FC Porto.

27 Maio - «O FC Porto fez um grande negócio com James e um mau negócio com João Moutinho. Foi uma incapacidade. As pessoas são honestas mas por vezes na vida têm uma incapacidade», sobre a venda de João Moutinho ao Mónaco.

25 Maio - «O Sporting não é dado a frutas, mas não somos bananas»

20 Maio - «Peço desculpa aos sportinguistas por dormir quatro horas por dia»

21 Maio - «Este é um novo ciclo», na apresentação de Leonardo Jardim

28 Maio - « Sporting não está em saldos. O Sporting sabe o que quer, o que vai fazer, e não vale a pena fazer qualquer tipo de pressão, nem de agentes nem de presidentes. Não haverá negócios nenhuns de jogadores do Sporting para o FC Porto nem para o Benfica»

5 Maio - «O futebol é para ser jogado nas quatro linhas, com duas equipas em confronto e uma equipa a passar despercebida e a fazer o seu melhor. Quando ouço comentários sobre arbitragem fico parvo»

27 Abril - «O que não pode acontecer é as pessoas terem influência direta em resultados, por erros só para um lado, e andarmos todos a assobiar para o céu como se isto não tivesse consequências», ainda sobre a polémica arbitragem contra o Benfica.

21 Abril - «Errar é humano, mas errar sempre para o mesmo lado já não me parece assim tão humano. Não é fácil digerir tanto erro só para um lado, mesmo compreendendo que as pessoas são humanas», após a derrota com o Benfica.

10 Abril - «A auditoria de gestão vai mesmo avançar. Esta direção entrou com atraso de dois anos e a paciência dos sportinguistas é curta. Contas do clube bloqueadas? Tudo está dado como garantia, o que significa que tudo está dado como garantia.»

3 Abril - «Manter este rugido», Bruno de Carvalho pede enchente no sábado frente ao Moreirense.

1 Abril - «No futuro se fale mais dos nossos títulos e menos da nossa vida interna. Queremos ser um clube que respeita, mas também que seja respeitado»

30 Março - «Temos de os afastar, porque o futebol é para os jogadores e não pode ser para um bando de pássaros. Se no aeroporto se resolveu também se há-de resolver aqui no Sporting». após a derrota no dérbi entre Sporting B e Benfica B.

27 Março - «O desporto nacional precisa de um Sporting forte e que inicia hoje um caminho próprio»

26 Março - «Os sócios querem muito mais ouvir falar do clube do que estarmos sempre a falar das questões financeiras. Vamos começar a devolver a paz ao clube, que tanto necessita.»

24 Março - «Será um Sporting dos sportinguistas»