O Gil Vicente apresentou esta segunda-feira oficialmente o seu plantel para a época futebolística 2013/14, com o treinador João de Deus a garantir que está a construir uma «equipa competitiva».

A trabalhar há uma semana de trabalho, o plantel tem 34 ainda jogadores, mas alguns deles deverão ser cedidos, num momento em que o avançado Simy, ex-Portimonense, ainda não compareceu nos treinos, embora tenha um contrato válido por três temporadas.

«Estamos a preparar uma equipa competitiva. Tenho a noção da realidade, mas queremos estar à altura das expectativas. Este plantel tem uma mescla de jogadores com muita experiência de I Liga e outros muito jovens, o que poderá dar bons frutos ao clube», disse João de Deus.

O treinador tem gostado do empenho dos jogadores e acrescenta que, «se o ponto de partida for a atitude competitiva, mais facilmente» o clube conseguirá alcançar as metas propostas.

Relativamente a reforços, o técnico referiu que «irá entrar mais alguém», necessitando pelo menos «um trinco e dois alas».

Trabalhar com 34 jogadores não assusta o técnico, que diz não ter pressa de fazer a triagem, mas «grande expectativa de conhecer as individualidades» ao seu dispor.

«Temos homem. Pelos treinos que vi não tenho dúvidas que João de Deus é um excelente treinador. É um homem trabalhador, estudioso, que vai implementar no clube um futebol moderno e atrativo para dar muitas alegrias aos sócios», disse o presidente.

António Fiúza confirmou que o técnico lhe pediu três jogadores, «um trinco e dois extremos» e que «os jogadores estão referenciados, alguns até falados».

A aposta em jovens é, na perspetiva de António Fiúza, uma aposta para o futuro, pois «o futebol é feito para jovens e o Gil Vicente, para ter margem de crescimento, precisa de vender um ou dois jogadores no final da época».

O presidente diz que o clube «não tinha departamento de scouting, mas agora já tem, e a maior parte destes jovens foram referenciados por esse departamento», informando que o «clube não voltará a ter jogadores à experiência».

César Peixoto está a gostar dos métodos de trabalho do novo técnico e reconhece que existe gente de muita qualidade, salientando que «o plantel foi praticamente todo remodelado e possui muita juventude com vontade de apreender».

«Agora tudo tem o seu tempo para se adaptarem e nós, os mais velhos, só temos que nos empenhar no trabalho para mostrar o que é o clube e ajudar os que chegaram», referiu.

João Vilela espera que o clube consiga fazer uma época mais tranquila do que a do ano passado e não sofrer tanto até final: «Há muita exigência e todos nós iremos fazer o melhor para o ajudar e ajudar o clube. Vamos entrar em todos os jogos para ganhar, depois logo se verá».

Natural de Barcelos, o jovem avançado Paulinho vai fazer a estreia na I Liga no clube do coração e diz-se preparado para o desafio.

«Estou a gostar bastante e temos um grupo jovem que gosta de trabalhar e está cheio de confiança. É sempre bom termos gente no balneário que nos acarinha e ajuda», disse o avançado, que diz que tem de “trabalhar todos os dias para merecer a confiança do técnico e agarrar a oportunidade para ajudar o Gil Vicente”.

Plantel provisório:

- Guarda-redes: Adriano Facchini, Caleb (ex-Vitória de Setúbal), Júlio Neiva (ex-júnior) e Ivan Cruz (ex-júnior).

- Defesas: Daniel, Vítor Vinha, Luís Martins, Peck’s, Halisson, Éder, Danielson (ex-Omónia, Chp), Gabriel (ex-Penafiel), Califa (ex-Mirandela) e Gaby (ex-júnior).

- Médios: César Peixoto, Thomas Agyiri, Djalma, Luan Scarpolan, Pedró (ex-Freamunde), Vítor Gonçalves (ex- Portimonense), Nelson Agra (ex-Varzim), Alphonse (ex-Mirandela), Ricardinho (ex-júnior), Rui Faria (ex-Mirandela), Ruca (ex-júnior), Márcio Lopes (ex-júnior) e João Vilela.

- Avançados: Brito, Valdinho, Bruno Moraes (ex-Ujpest, Hun), Simy (ex-Portimonense), Diogo Viana (ex-Penafiel), Ely (ex-Desportivo de Fátima), Paulinho (ex-Trofense) e Tó Barbosa (ex-Varzim).

Treinador: João de Deus.

Saídas: Murta, Lúcio, Paulo Arantes, João Pedro, Luciano Amaral, Cláudio, Sandro (Moreirense), André Cunha (Ribeirão), Tiero, Luís Manuel (Penafiel), Checho Rodriguez, Paulo Jorge, Luís Carlos, Yero e Hugo Vieira.