O novo treinador do Olhanense, Abel Xavier, hoje apresentado oficialmente, disse que «a verdade do campo» vai confirmar as suas aptidões para o cargo de técnico de futebol, no qual faz a sua estreia em Olhão.

«Com experiência ou não para o cargo que exerço, vou esperar pela verdade do campo e pela verdade do dia-a-dia. O campo vai responder a essas dúvidas», disse o treinador, de 40 anos, durante a apresentação, realizada na sala de troféus do Estádio José Arcanjo.

Reconhecendo que as competências de «um jogador de alto nível» e de um treinador são diferentes, Abel Xavier, «muito contente» pela oportunidade, garantiu possuir as «habilitações e convicções» necessárias para responder a este desafio.

«Aprendi com os bons treinadores que tive o que tenho de fazer e com os maus treinadores aquilo que não devo fazer», disse, sublinhando que, como jogador, começou «por baixo» e foi adquirindo, em cada um dos muitos países por onde passou, os «valores» e a «maturidade» necessárias «para estar à altura» das exigências nesta nova etapa.

«Trabalho a fundo no Olhanense, com a nova administração, já há algum tempo e tenho o objetivo muito claro de contribuir para unir o clube num momento de transição. O meu papel será o de liderar em campo, de forma a produzir resultados para a estrutura ter sucesso», sustentou Abel Xavier.

O novo técnico do Olhanense admitiu que «a reconstrução do plantel não é uma tarefa fácil» mas ressalvou que, apesar do atraso no início da pré-época, isso «não vai servir de desculpa».

Sem apontar objetivos desportivos em concreto, Abel Xavier deixou claro que quer uma equipa «competitiva, determinada e com caráter», mas ele será só «mais uma peça na dinâmica», tentando «informar e responsabilizar» os jogadores pelas suas prestações em campo.

O facto de os investidores italianos poderem trazer jogadores de várias nacionalidades foi desvalorizado pelo antigo internacional português.

«Não importa a nacionalidade. Estamos num futebol globalizado, há que abrir horizontes. Interessa a qualidade e o perfil dos jogadores», concluiu Abel Xavier.

O técnico vai ser coadjuvado por Porfírio Amorim (treinador adjunto), Daniel Castro (preparador físico) e Rui Pinto (treinador de guarda-redes).

O administrador italiano Igor Campedelli, principal representante do grupo que detém 80 por cento da SAD algarvia, garantiu que o objetivo passa pela «manutenção na I Liga», enquanto o presidente da SAD e do clube, Isidoro Sousa, revelou que, «a médio/longo prazo», os responsáveis querem colocar o Olhanense «um passo mais à frente».