Os Dragões venceram, esta quarta-feira, o MVV Maastricht por 6-0, no primeiro jogo particular da pré-época dos tricampeões nacionais, que se disputou em Mopertigen, na Bélgica.
Dez dias depois de ter feito o primeiro treino como novo treinador do FC Porto, Paulo Fonseca teve a oportunidade de experimentar tudo o que em feito com o plantel azul e branco. O adversário era fácil, tratando-se do MVV Maastricht, que milita na segunda divisão holandesa, perante um estádio com muitos adeptos portugueses nas bancadas. Por isso, apoio não faltou ao clube da Invicta.
Paulo Fonseca elaborou o seu primeiro onze inicial como treinador do FC Porto, colocando em campo três reforços: Licá, Ghilas e Josué. Fabiano, Danilo, Maicon, Abdoulaye, Alex Sandro, Castro, Lucho e Varela completaram a equipa titular.
Num campo com dimensões reduzidas, e com o equipamento alternativo - camisola e meias azuis claras e calções azuis escuros –, o FC Porto não teve dificuldades em impor-se perante os holandês, aliás, o clube que já esteve no escalão principal dos Países Baixos, nem se fez notar durante todo o jogo.
Varela, em grande estilo, inaugurou o marcador aos 21 minutos e Ghilas aumentou a vantagem dois minutos depois, estreando-se como marcador ao serviço dos Dragões. Castro, que esta época poderá ter mais responsabilidades no meio-campo, fez o gosto ao pé e apontou o terceiro golo, após passe do argelino e ex-Moreirense Ghilas.
Meia-hora de jogo e três golos portistas. Tudo muito fácil para a formação de Paulo Fonseca, que, com certeza, esperaria um teste com nota mais alta por parte do adversário holandês.
No segundo tempo, o treinador do FC Porto deu minutos a Izmaylov, Kelvin, Iturbe, Carlos Eduardo, Jackson Martínez, e foi da cabeça do avançado colombiano que surgiu o quarto golo portista aos 52 minutos.
Ao contrário dos outros quatro, o quinto e último golo portista surgiu em sequência de uma grande penalidade sobre Kelvin. Aqui, foi Iturbe que se sentiu confiante para rematar e marcar o quinto golo da partida.
Até ao final do encontro na Bélgica, ainda houve tempo para Marat Izmaylov apontar um golo. 
No sábado, o adversário, o Marselha, é mais difícil, algo que o novo treinador dos Dragões quer certamente.