A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) entregou ao Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol um documento no qual pede a revisão do processo de classificação dos árbitros e a profissionalização.

À margem do Curso de Árbitros, Árbitros Assistentes e Observadores do Quadro de Primeira Categoria, que se iniciou hoje na Covilhã e se prolonga até domingo, José Gomes, presidente da APAF, assumiu hoje o «descontentamento» dos árbitros em relação às avaliações da última temporada, mas diz que algumas sugestões já foram aceites e espera chegar a um «entendimento» com o CA.

«O relacionamento entre a APAF e o CA é saudável e estamos a tentar, através do diálogo, que todas essas questões sejam ultrapassadas», salientou José Gomes, que, contudo, admitiu um ambiente de «tensão».

Por seu turno, o presidente do CA, Vítor Pereira, disse que «não há tensão nenhuma» e que «todas as matérias relativas à arbitragem são discutidas com grande tranquilidade» no seio do organismo.

Segundo Vítor Pereira, a relação com a APAF «é cordial, de procura de soluções consensuais».

«Não há qualquer tipo de conflito. O facto de haver reivindicações não quer dizer que haja tensões, animosidade ou discussões. O que há são matérias para serem faladas e decididas», salienta Vítor Pereira.

Os quatro pontos que constam no documento entregue ao CA prendem-se com a tabela de prémios, as normas de classificação dos árbitros e a profissionalização.

«Não termos a indicação de que vai avançar este ano deixou este grupo de árbitros defraudados. Pensavam que ir ser uma realidade esta época», lamenta José Gomes, para quem a medida seria «benéfica para o futebol».

O presidente da APAF acrescenta estar descontente em relação ao processo de classificações, que prejudicou quem ajuizou mais jogos.

Vítor Pereira frisa que os níveis de eficácia, na última temporada, «andaram na ordem dos 95 por cento» e, quanto à profissionalização, garantiu que «o CA está disponível para, assim que for tomada a decisão, a operacionalizar».

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.