Depois de tanta polémica à volta da classificação dos árbitros, referente a temporada passada, Vítor Pereira veio "incendiar" ainda mais o ambiente, com uma declaração bombástica.

O líder da arbitragem portuguesa afirmou, num curso de árbitros que decorre na Covilhã, que não foi a Comissão de Classificação quem avaliou os árbitros mas sim alguém institucionalmente acima do Conselho de Arbitragem e da sua Comissão de Classificações.

De acordo com Abola, os árbitros ficaram indignados com esta confirmação de Vítor Pereira e um deles, um dos mais cotados, terá perguntado ao ex-árbitro porque não se demitiu de imediato, quando teve acesso a essa informação.

No curso de árbitros que decorre na Covilhã, ficou-se a saber, segundo Abola, que a Sessão Profissional do Conselho de Arbitragem da FPF nomeava os árbitros e a Sessão de Classificação escolhia o grau de dificuldade de cada jogo, "morrendo" aí as suas intervenções no processo de avaliação dos árbitros.

A revelação de que seria alguém fora do Conselho de Arbitragem a avaliar os árbitros fez aumentar o clima de crispação entre o Conselho de Arbitragem e os homens do apito, com Vítor Pereira cada vez mais afastado da classe que representa.