A Taça de Honra de Lisboa, uma das provas mais antigas do futebol português, regressa este fim-de-semana, depois de um interregno de 20 anos, com transmissão televisiva pela primeira vez.

A competição, que celebra o seu 99 aniversário, vai  abrir com o primeiro derby Benfica-Sporting da época 2013-2014, a disputar  no estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, no dia 20 de julho, e marca o regresso de uma competição histórica para o futebol português.

De acordo com o protocolo assinado pelos clubes, os quatro melhores classificados das provas nacionais da época passada, Benfica, Sporting, Estoril-Praia e Belenense, têm de participar no torneio quadrangular com o mínimo de 8 jogadores titulades da época anterior.

A Taça de Honra de Lisboa começou a disputar-se  na época de 1914-1915 com o Sporting a vencer a primeira edição. A última edição da prova realizou-se na época 1993/1994 e ao fim de 99 anos o Sporting é quem mais títulos conquistou (29), seguido do Benfica  (19), Belenenses, Vitória de Setúbal, Casa Pia e Império, clube que já desapareceu.

Nuno Lobo: «Passado um ano e meio somos novamente a maior associação de futebol do país»

«É o ressurgimento de um troféu histórico para o futebol português. A Taça de Honra surgiu há 99 anos, teve 64 edições, acabou em 1993/1994 e esta nova direção quis retomar uma prova emblemática, não só para os clubes, mas como para os adeptos do futebol a nível nacional», afirmou Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa, em entrevista ao SAPO Desporto.

«É uma prova que teve bastante prestígio nacional e é o corolário das épocas que os clubes fazem. É o reconhecimento que a sua associação, a sua casa, dá aos clubes que conseguem os melhores resultados. Passado um ano e meio somos novamente a maior associação de futebol do país, temos o maior número de jogadores inscritos uma liderança que perdemos há cerca de 20 anos para a Associação de Futebol do Porto e recuperámos este ano e queremos também recuperar nas ligas profissionais. Queremos que o Benfica, Sporting, Belenenses, Estoril sejam campeões nacionais e que ganhem a Taça de Portugal a Taça da Liga», acrescentou Nuno Lobo.

Pedro Gomes: «O Sporting tirou proveito desta taça porque é a equipa com mais títulos»

«Venci algumas taças, perdi outras. A Taça de Honra era sempre uma prova interessante que abria a época e havia logo aquele primeiro confronto entre Benfica e Sporting. Se não fosse por sorteio na primeira jornada seria na final e era sempre aliciante jogar um Sporting-Benfica e acho que o Sporting tirou proveito desta taça porque é a equipa com mais títulos», afirmou Pedro Gomes, antigo jogador do Sporting, ao SAPO Desporto

Calendário de jogos:

Sábado, 20 de Julho
18h30 – Estoril-Belenenses
21h15 – Benfica-Sporting

Domingo, 21 de Julho
18h30 – 3.º e 4.º Lugar
21h15 – Final