Carlos Xavier foi um dos jogadores que esteve na equipa do Sporting na época de 90/91 aquando da Taça de Honra de Lisboa. A competição regressa este fim de semana depois de 20 anos de ausência e o antigo médio recorda a prova como uma «festa».

«Recordo-me que eram jogos de casa cheia com os quatro de Lisboa», lembra Carlos Xavier, que para o dérbi de sábado entre Sporting e Benfica antevê um jogo emocionante «como todos os dérbis».

«Os dérbis, em qualquer ocasião, são sempre importantes, e espero que este seja um jogo bem disputado e embora as equipas não estejam na máxima força, este jogo vai ficar no seu historial. A importância da vitória resulta do prestígio que o clube consegue.»

Segundo o antigo jogador leonino, nesta fase da época, «os jogadores têm pouco tempo de preparação», pelo que estes encontros são «sobretudo uma ocasião para perceber em que estado estão as equipas». Assim, resume, «não se pode esperar muito deste jogo».

Para os jogos mais a sério, no campeonato, Carlos Xavier reconhece que o Sporting vai ter vida difícil perante o Benfica, adversário deste fim de semana.

«O Sporting não teve grandes meios para se reforçar, ao contrário do Benfica, que se reforçou em grande número e com jogadores de qualidade. O Sporting tem uma estratégia diferente, de aposta nos jovens formados na Academia, mas se começar bem a época pode lutar até ao fim», termina.

Já com 64 edições realizadas, a Taça de Honra de Lisboa foi disputada pela última vez na temporada de 1993/94 e este ano tem como principal atrativo o dérbi entre Sporting e Benfica logo no primeiro dia de jogos. A competição será transmitida em direto pela RTP.

Calendário da Taça de Honra:

Dia 20
18h30: Estoril Praia-Belenenses
21h15: Sporting-Benfica

Dia 21
18h30: Jogo 3.º e 4.º lugares
21h15: Final

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.