O treinador do Nacional assumiu esta quinta-feira que a equipa irá lutar por um lugar «no primeiro terço da tabela» da Liga portuguesa de futebol e, consequentemente, «por uma posição que dê acesso a uma competição europeia».

Manuel Machado fez ainda um balanço positivo à primeira fase dos trabalhos que decorreram na Choupana, na véspera da partida para o estágio que irá decorrer em Rio Maior.

«Assumimos claramente o objetivo de lutar pelo primeiro terço da tabela e, consequentemente, por um lugar europeu, correspondendo às expetativas dos adeptos e também ao investimento que o Governo Regional tem feito», disse em conferência de imprensa.

Relativamente às duas primeiras semanas de pré-época, afirmou que o grupo cumpriu «o que estava projetado», revelando ainda a sua intenção de contar «com um plantel com um máximo de 25 jogadores».

Para Manuel Machado, os setores «estão agora mais equilibrados numericamente, mas o plantel nunca estará fechado, porque há sempre pequenos ajustamentos a serem feitos, o que é sempre uma interrogação».

Em tom mais crítico, Machado defendeu que o mercado de transferências «deveria fechar no fim de julho, porque assim poderá haver lugar a desigualdades».

O técnico dos "alvinegros" justificou o estágio fora da Madeira: «Como estamos numa ilha, há poucos adversários, por isso fazemos o estágio no continente, a exemplo do que acontece também com o Marítimo».

Em Rio maior, segundo explicou, «haverá um compacto de jogos, praticamente diários, onde será feita a avaliação necessária e os ajustamentos, para que se chegue ao início do campeonato preparados para ganhar jogos».

Relativamente à época 2013/14, disse esperar que o campeonato «tenha o mesmo interesse que teve na época passada, onde foi preciso chegar à última jornada para haver decisões, isso traz vantagens ao futebol português».

Num outro ponto de vista, afirmou que «o campeonato português, no seu todo, tem tido um decréscimo de qualidade, devido ao escasso poder económico da maioria dos clubes, por isso a qualidade genérica tem vindo a descer».