A SAD do Benfica explicou esta terça-feira que a venda do guarda-redes Roberto ao Atlético de Madrid, anunciada na sexta-feira, foi possível porque o clube encarnado recuperou os direitos sobre o futebolista por incumprimento da entidade que os adquiriu.

O esclarecimento foi divulgado hoje na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), depois de esta entidade ter pedido uma explicação ao clube sobre o anúncio feito na sexta-feira pelo Atlético de Madrid na Internet.

No anúncio, o clube espanhol referia que «o Benfica e o Atlético de Madrid chegaram a acordo para a transferência do guarda-redes» Roberto, embora o jogador tenha deixado de jogar na Luz há já dois anos.

No esclarecimento, a Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Benfica afirma que recuperou os direitos desportivos e económicos do jogador, exercendo uma das garantias previstas no acordo celebrado com a BE Plan – entidade que comprou os direitos económicos – e o Real Saragoça DAS, que adquiriu os direitos desportivos.

A recuperação desses direitos deveu-se, de acordo com o clube da Luz, «ao incumprimento da BE Plan (...) e tendo em conta as garantias que estavam associadas a essa cedência de direitos económicos».

Depois de recuperar os direitos, a SAD do Benfica transferiu-os «a título definitivo para o Club Atlético de Madrid SAD pelo montante de seis milhões de euros, sendo a transferência dos direitos económicos com efeitos imediatos e a dos direitos federativos de forma diferida para 1 de julho de 2014», refere no comunicado à CMVM.

O clube adianta ainda que «por acordo entre as partes e o atleta», Roberto foi cedido aos gregos do Olympiakos «a título de empréstimo, até 30 de junho de 2014».

O guarda-redes Roberto deixou o Benfica em agosto de 2011, tendo sido vendido por 8,6 milhões de euros, uma época depois de ter sido contratado, numa transferência que valorizou o jogador em 100 mil euros relativamente ao preço de compra.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.