Abel Xavier é a grande surpresa na lista de treinadores da Primeira Liga para a temporada 2013/2014.
O antigo internacional português foi o escolhido por Isidoro Sousa para comandar os algarvios na temporada 2013/2014, depois de uma temporada atribulada, com salários em atraso, greves de jogadores, três treinadores e uma luta pela permanência que durou até a última jornada.

Esta é a primeira experiência como técnico do antigo lateral direito da seleção. Abel Xavier concluiu recentemente um curso de treinador principal, promovido pela Federação Alemã de Futebol.
Abel Xavier nasceu há 40 anos em Nampula, Moçambiqu

Depois de ter feito a sua formação futebolística no Sporting, representou vários clubes como profissional. Ficou conhecido pela irreverência dos seus penteados que fizeram furor no Benfica, Bari, Oviedo, PSV, Everton, Liverpool, Galatasaray, Hannover, AS Roma, Middlesbrough e LA Galaxy dos EUA. Um autêntico globetrotter.

Abandonou a carreira de jogador em 2008 nos americanos do LA Galaxy, com 35 anos, depois de passar por mais de dez clubes em sete países diferentes.

Enquanto jogador, pôde “beber” ensinamentos de vários treinadores, com diferentes estilos, como João Alves, Tomislav Ivic, Toni, Artur Jorge Giuseppe Materazzi, Óscar Tabarez, Bobby Robson, Gerard Houlier, Fatih TeriM, Steve Mc CLaren, Ruud Gullit, entre outros.

Apesar de nunca ter sido sequer adjunto, Abel Xavier assegura que a experiência obtida em campo, com passagem por vários clubes, diferentes campeonatos e diferentes treinadores, irão ajuda-lo a superar as dúvidas que pesam sobre as suas competências enquanto treinador.

Em Olhão, Abel Xavier não terá tarefa fácil. O clube viveu momentos conturbados na época passada, devido a problemas financeiros que parecem estar resolvidos esta temporada. O clube arranjou investidores em Itália, que detém 80 por cento da SAD recém-criada, cujo principal rosto é Igor Campedelli, ex-líder do Cesena.

O Olhanense desta temporada é uma autêntica sociedade das nações, com jogadores de Portugal, Brasil, Croácia, Senegal, Cabo Verde, Itália, Eslovénia, Eslováquia, Nigéria, EUA, Roménia, Suécia, Camarões, e França. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.