Abel Xavier foi o homem escolhido para comandar os destinos do Olhanense esta temporada.

O antigo internacional português estreia-se assim como treinador, apresentando como currículo a experiência adquirida nos mais de dez clubes por onde passou, em sete países.

A desconfiança sobre as suas capacidades surgiram assim que foi anunciado pelo presidente dos algarvios como o novo timoneiro do clube, mas Abel Xavier promete responder com trabalho.

«Espero pela verdade do campo e do dia-a-dia. Estou muito contente por esta oportunidade e peço união a todos», disse, no dia da sua apresentação.

O clube algarvio lutou até a última jornada pela permanência na 1.ª Liga na temporada passada, devido à instabilidade causada por problemas financeiros e maus resultados. Depois de três treinadores e muito sofrimento, o Olhanense conseguiu manter-se entre os grandes do futebol português. Abel sabe que esta temporada não será fácil. Mas conta com a sua experiência enquanto jogador e com os ensinamentos que recebeu dos mais diversos técnicos que o orientaram na sua carreira.

«Fui jogador ao mais alto nível mas é completamente diferente ser treinador. Também estou confiante nesta nova função, tirei habilitações e tenho as minhas convicções. Como jogador, também comecei de baixo para cima... Aprendi com todos os treinadores que tive na minha carreira de jogador, tanto os bons, como os maus, porque com estes também se aprende muito. Quero criar uma equipa com perfil, determinada e com carácter, e na qual me reveja», afirmou.

Os jogadores parecem estar a gostar dos métodos do "mister" e prometem uma época diferente da anterior, sem sobressaltos. Rui Duarte, um dos capitães do Olhanense, elogiou o novo treinador.

«Para mim vai ser o melhor do mundo. É competente seguro e confiante nas suas capacidades. Tem passado as suas convicções e o grupo tem trabalhado bem e ouvido a sua mensagem», afirmou.

Apesar das vários mudanças e de um plantel completamente novo, com jogadores de várias nacionalidades, Abel Xavier quer construir uma equipa «competitiva, determinada e com caráter», num grupo onde terá a tarefa de «informar e responsabilizar os jogadores» pelas suas prestações, recusando-se assim ser o foco de atenção da equipa.

O Olhanense sofreu uma reestruturação com a constituição de uma SAD que contou com a entrada de capitais italianos. Igor Campedelli, principal representante do grupo que detém 80 por cento da SAD algarvia, garantiu que o objetivo passa pela «manutenção na 1.ª Liga».

Isidoro Sousa, presidente do clube, também alinhou no mesmo discurso.

«Com a ajuda dos investidores da SAD queremos consolidar o Olhanense na primeira liga, mesmo sabendo que esta época será muito difícil», sublinhou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.