O Sporting venceu este domingo o Troféu Cinco Violinos ao bater os italianos da Fiorentina por 3-0, num jogo em que Rui Patrício viu o vermelho direto.

Os leões encerram, assim, uma boa pré-época, em que apenas somaram duas derrotas, e fizeram boas exibições. O Sporting dominou o encontro, perante uma Fiorentina que em toda a primeira parte só por uma vez incomodou Rui Patrício.

Por isso o golo logo nos minutos iniciais não foi de estranhar. Montero não esteve tão bem num primeiro lance, num cruzamento tenso para a área, onde chegou atrasado, mas redimiu-se com um golaço pouco depois.  Aos cinco minutos, o colombiano remata forte e colocado, num tento de levantar o estádio.

O Sporting continuou na senda pressionante e aos 14’ Mauricio tentou o desvio de calcanhar, para defesa apertada de Munúa. Na jogada seguinte, os italianos chegaram pela primeira vez à área leonina, com Pasqual a cobrar um livre para as mãos de Patrício.

Os leões souberam aproveitar bem a deficiência no lado esquerdo da defesa italiana e foi de lá que, mais uma vez, surgiu o perigo. Wilson Eduardo atrasou para Magrão, que tinha tudo para fazer o 2-0, mas pegou mal a bola, que saiu bem por cima da baliza.

O verdadeiro momento de perigo da Fiorentina só surgiu aos 30’, quando o Sporting baixou consideravelmente o ritmo de jogo, que passou a estar mais dividido. Ambrosini atrasa para Rossi, que sem marcação, obriga Patrício a esticar-se e a defender. Na jogada seguinte, a bola ainda entrou na baliza verde e branca, mas Hegazi estava em posição irregular.

O jogo foi para intervalo com o Sporting a vencer por 1-0, um resultado que pegava por escasso, dado o total domínio da equipa lusa.

Na segunda parte, os leões continuaram a tomar conta do jogo, mas a Fiorentina, mais organizada, começou a dar mais luta, tanto que aos 62’, Joaquin deu o aviso, ao cabecear por cima. Logo no minuto seguinte, o alemão Mario Gomez falhou golo certo à boca da baliza.

Só que como quem não marca sofre, o Sporting ‘arrumou’ a questão em cinco minutos. Aos 72’,  depois de André Martins ter atirado ao ferro, Carrillo, que entrou ao intervalo, foi servido por Magrão, depois de um mau atraso de Savic e sem Munúa na baliza, o peruano meteu a bola na baliza. Aos 77’, e já depois de uma bola à barra da baliza de Patrício, aos 75’, Semedo fez o 3-0.

Com o jogo a correr de feição, os leões sofreram um pequeno revés quando Rui Patrício ‘decidiu’ puxar a camisola de Iakovenko fora da área, quando o jogador estava isolado, e viu o vermelho direto.  O capitão leonino, muito aplaudido enquanto se dirigia para o banco, deverá falhar o jogo com o Arouca, no próximo domingo, da primeira jornada da I Liga. Tal só não sucede se o Sporting agendar um encontro particular, de caráter oficial, a meio da semana para 'limpar' o cartão vermelho.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.