O acionista maioritário da SAD do Belenenses, Rui Pedro Soares, confessou hoje a ambição de ver os "azuis" nas competições europeias dentro de três anos, mas elegeu como prioridade a estabilização na I Liga de futebol.

Numa extensa conversa com os jornalistas, o homem forte do futebol belenense abordou vários assuntos relacionados com o emblema de Belém e revelou as ambições que tem para o futuro da equipa, que está de regresso ao convívio entre os "grandes", depois de três anos de ausência.

Rui Pedro Soares começou por fazer um balanço positivo do primeiro ano à frente da SAD e congratulou-se pelo facto de, atualmente, o Belenenses «proporcionar condições aos jogadores que poucos clubes proporcionam».

«Os objetivos a que nos tínhamos proposto foram todos atingidos, sendo que agora começa um ciclo mais difícil. O balanço desportivo dos últimos 10 anos é medíocre e é isso que pretendemos inverter», afirmou o antigo administrador da PT.

Apesar de a prioridade passar pela estabilização da equipa na I Liga, Rui Pedro Soares admite que, dentro de três anos, gostaria de ver o Belenenses nas competições europeias.

«Começamos com um ciclo de sete anos, durante os quais tínhamos como objetivo subir de divisão, estabilizar na I Liga e, depois, nos últimos três anos desse ciclo, ter uma presença regular nas competições europeias e afirmarmo-nos novamente como um grande clube em Portugal, que hoje não o somos. Mas, nos próximos três anos, temos de nos estabilizar na I Liga», adiantou.

Ainda no que ao futebol belenense diz respeito, o dirigente confirmou a intenção de renovar contrato com o técnico holandês Van der Gaag por mais dois anos (até 2017), antes de deixar elogios ao médio Miguel Rosa, reforço proveniente do Benfica, que «rejeitou uma proposta seis vezes superior» para jogar no Belenenses.

«O Miguel declinou uma oferta seis vezes superior, de um clube da I Liga espanhola. Só conseguimos, porque o Miguel quis muito jogar no Belenenses e porque o Benfica permitiu que ele viesse em condições que nós pudéssemos cumprir», revelou, deixando igualmente entreaberta a possível aquisição do internacional islandês Eidur Gudjonhsen, atualmente nos belgas do Club Brugge.

Por outro lado, entre as prioridades para este primeiro ciclo está também a liquidação total do passivo da SAD, que ronda os 10 milhões euros.

«Nós propusemo-nos a resolver a questão do passivo em sete anos. Conseguimos resolver muitos dos problemas que tínhamos. À cabeça eram os impostos e, depois, as dívidas FIFA, que resultavam na perda de pontos e despromoção. Essas duas estão totalmente resolvidas», referiu.

Rui Pedro Soares voltou a defender a redução de clubes na I Liga, de 16 para 12 emblemas, num modelo que permitisse maior sustentabilidade à II Liga, e admitiu que os clubes estão «reféns das receitas dos direitos televisivos», reforçando a ideia com o facto de essa verba corresponder a dois terços da receita do Belenenses para esta época.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.