Paulo Fonseca, de 40 anos, começou a sua carreira como treinador de futebol em 2005, orientando os juniores Sub-19 do Estrela da Amadora. Em 2007/2008 mudou-se, não para muito longe, para Sintra, onde passou uma época a orienta o 1º de Dezembro e, depois, o Odivelas (2008/09). Entre 2009 e 2011, Fonseca atravessou o Rio Tejo para orientar o Pinhalnovense, onde deu nas vistas e o Desportivo das Aves decidiu apostar neste jovem treinador que chegava desta forma à II Liga do futebol português.
Na Vila das Aves, Paulo Fonseca terminou a época em terceiro lugar, apenas a um lugar da subida ao escalão principal do futebol português. A equipa das Aves ficou apenas a dois pontos do Moreirense e a sete do Estoril Praia.
A grande campanha de Fonseca no Desportivo das Aves chamou a atenção dos dirigentes do Paços de Ferreira que o contrataram para treinador na época seguinte. Foi com este treinador nascido em Moçambique que a formação da Capital do Móvel conquistou um inédito terceiro lugar no final da última época e consequente acesso ao play-off da Liga dos Campeões.
Sem Vítor Pereira, que rumou para o Al-Ahly da Arábia Saudita, os dirigentes do FC Porto viram em Paulo Fonseca as qualidades necessárias para manter o trajeto vitorioso dos Dragões, eles que tinham acabado de conquistar o tricampeonato nacional.
Com um contrato de três anos com o FC Porto, Paulo Fonseca não demorou muito para dar sinais de confiança aos adeptos portistas, tendo levado já mais uma Supertaça Cândido de Oliveira para a Invicta, ao vencer o Vitória de Guimarães (3-0) em Aveiro.
Nome: Paulo Alexandre Rodrigues Fonseca
Idade: 1973-03-05 (40 anos)
Naturalidade: Nampula
Histórico como treinador: Estrela Amadora (Juniores), 1.º Dezembro, Odivelas, Pinhalnovense, Desportivo Aves, Paços de Ferreira.
Palmarés: 1 Supertaça Cândido Oliveira (2013/2014)
Épocas na I Liga: 2012/13
Clube anterior: Paços de Ferreira