O treinador do Vitória de Guimarães relativizou hoje a derrota na Supertaça com o FC Porto considerando que a «luta» da equipa começa no sábado, na receção ao Olhanense, na primeira jornada da I Liga de futebol.

«Penso que a equipa está refeita dessa derrota e preparada para o primeiro jogo do campeonato. Claro que é preferível trabalhar sobre vitórias, mas temos de ter a noção da realidade e relativizar as coisas. Jogámos contra um adversário difícil e apresentámos seis ou sete jogadores diferentes em relação ao último jogo da época passada. Agora é que começa a nossa luta», analisou Rui Vitória na antevisão da partida com os algarvios.

No sábado anterior, o Vitória foi derrotado por 3-0 pelo FC Porto, na Supertaça Cândido de Oliveira, tendo mostrado fragilidades defensivas e um ataque muito débil.

O técnico assumiu «preocupação» com essas duas vertentes, mas reforçou que o jogo ficou «condicionado» pelo primeiro golo, aos quatro minutos, e considerou que esse encontro não deve servir de «aferição» para as potencialidades da equipa.

Rui Vitória pediu «calma» e frisou a ideia de que uma época «é como acaba e não como começa: vamos crescer e ser melhores jogadores e treinadores no final», garantiu.

Ainda assim, admitiu alguma «frustração», porque considera que o Vitória «pode fazer melhor».
Rui Vitória não quis comentar o eventual regresso do médio Tiago Rodrigues, cenário já admitido pelo clube, mas ainda não concretizado.

O técnico notou que o Vitória de Guimarães está «dependente» do que o mercado pode proporcionar, porque não tem grandes meios financeiros, mas deixou um aviso: «milagres não se podem fazer sempre».

Para a receção ao Olhanense, admitiu alterações no "onze" e disse esperar um adversário ainda à procura de uma identidade já que mudou de equipa técnica (Abel Xavier estreia-se mesmo como treinador) e viu chegar muitos jogadores.

«Temos noção clara de que o Olhanense está a começar um processo com um novo treinador, que quer fazer um bom campeonato e que virá muito determinado e isso é um acréscimo de dificuldade para nós, mas não é fácil ter uma identidade formada em menos de dois meses com um novo treinador e a entrada de 17 jogadores», afirmou.

Os internacionais sub-21 João Amorim, Josué e Paulo Oliveira voltaram a treinar hoje depois do particular dessa seleção nacional com a Suíça, quarta-feira, ao contrário do defesa Kanú, que continua lesionado.

O último reforço da equipa de Guimarães, o avançado brasileiro Fernando Russi, também não pode ser opção porque o seu certificado internacional ainda não chegou.

O Vitória treina novamente sexta-feira, às 10:00, à porta fechada, e no final será divulgada a lista de convocados para o jogo de sábado, às 20:15, no Estádio D. Afonso Henriques.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.