O treinador do Belenenses admitiu hoje que será importante gerir a ansiedade na estreia na I Liga de futebol, diante de um Rio Ave mais experiente e que, na época passada, alcançou bons desempenhos fora do seu reduto.

«O mais difícil para a nossa equipa será gerir a ansiedade, mas, até agora, não senti nenhuma ansiedade. Os princípios das equipas da I e II Liga são iguais. A única diferença é que na I Liga há mais qualidade e é isso que fará a diferença», afirmou Mitchell van der Gaag, durante a antevisão da primeira jornada, na qual os "azuis" recebem os vila-condenses.

O técnico holandês, que conduziu o Belenenses à conquista da II Liga, destacou a maior experiência do adversário, que, na temporada passada, somou mais vitórias fora de casa do que no seu terreno.

«É uma equipa forte, com poucas mudanças, com princípios iguais ou talvez ainda melhores, porque evoluiu. Tem bons jogadores e mais experiência do que nós. Vai ser um jogo difícil, mas nunca se sabe o que pode acontecer numa primeira jornada, porque as equipas ainda procuram a melhor forma», referiu.

Dessa forma, Van der Gaag espera que os seus jogadores concretizem as oportunidades que surgirem durante o jogo, algo que não sucedeu durante a pré-época.

«Se tivermos oportunidades, temos de as concretizar. Queremos criar estabilidade na I Liga, por isso fizemos uma pré-temporada mais forte, porque temos pouco tempo para falhar. Estamos a preparar a equipa para uma época muito difícil e o resultado da pré-temporada poderá ser observado no domingo», afirmou.

Para a estreia na I Liga, os "azuis" não poderão contar com o "capitão" Duarte Machado e do reforço Eggert Jonsson, ambos lesionados, sendo que o técnico confirmou a titularidade de Paulo Jorge na lateral direita.

De resto, o próprio Duarte Machado também esteve presente na conferência de lançamento da partida e, apesar de não poder dar o seu contributo frente ao Rio Ave, não se coibiu de analisar o adversário.

«É uma equipa mais experiente do que nós na I Liga, tal como a maioria das equipas. Temos de ser nós próprios, uma equipa compacta, aguerrida, que luta sempre pelos três pontos. É o primeiro jogo e vamos ver como reagimos a alguma ansiedade que ainda possa aparecer», frisou.

Belenenses e Rio Ave defrontam-se no domingo, a partir das 16h00, no Estádio do Restelo, em jogo da ronda inaugural da I Liga portuguesa.