A formação do Restelo está de regresso ao convívio dos grandes (71 presenças), depois de uma travessia pela segunda Liga que durou três anos.

O holandês Mitchel Van der Gaag foi o quem trouxe a formação de Belém à divisão maior do futebol português, depois de dominar por completo a 2.ª Liga 2012/2013.

A manutenção deverá ser o objetivo principal, numa época em que o clube aposta essencialmente nos jogadores que trouxeram o Belenenses à primeira divisão do futebol português.

Com um orçamento de 2,5 milhões de euros, um dos mais baixos da 1.ª Liga, o Belenenses investiu em dois internacionais islandeses, Eggert Jonsson e Helgi Danielson, além do experiente Paulo Jorge, que veio aumentar para 17 o número de portugueses no plantel.

Ao contrário do Belenenses, o Arouca é um dos estreantes na 1.ª Liga, depois de uma ascensão meteórica no futebol português.

A formação do distrito de Aveiro recorreu ao treinador Pedro Emanuel, em detrimento de Vítor Oliveira, para comandar a equipa nesta aventura entre os melhores do futebol português.

O objetivo para esta temporada não pode ir além da manutenção, numa equipa que teve de ser reforçada para os pergaminhos da 1.ª Liga.

Do plantel que ajudou o clube a subir de divisão, poucos foram os jogadores que ficaram. Joeano, de 34 anos, capitão de equipa na temporada transata que ajudou o clube com 24 golos (melhor marcador da 2.ª Liga), não acompanhou a equipa, que terá de encontrar um novo goleador. As esperanças estão depositadas em Romário, brasileiro com nome de craque.

O clube da área metropolitana do Porto foi buscar os guarda-redes Stefanovic ao FC Porto e Rui Sacramento ao Leixões, além de outros jogadores já com experiência de 1.ª Liga, como Paulo Sérgio, Nuno Coelho, David Simão, Bruno Amaro e Serginho, todos portugueses (são 16, no total).

Pedro Emanuel, que liderou a Académica nas últimas duas temporadas, terá uma tarefa complicada pela frente: a de manter o Arouca no convívio dos grandes na próxima temporada. Os arouquenses têm uma estreia de fogo, defrontando o Sporting em Alvalade, na primeira ronda do campeonato.

Já o Belenenses irá medir forças com o Rio Ave, uma das sensações da temporada transata.