O treinador do Sporting garantiu hoje que a equipa está preparada para a estreia na I Liga de futebol, frente ao Arouca, mas alertou para a necessidade de se gerir a habitual ansiedade de início de competição.

Leonardo Jardim, que falava na antevisão da primeira jornada da prova, na qual os "leões" recebem os arouquenses, lembrou que o Sporting «não vence o primeiro jogo do campeonato há quatro anos» (desde 2008/2009), pelo que será necessário «superar a ansiedade», para levar de vencido o adversário.

«Na primeira jornada do campeonato há sempre algumas dificuldades, porque as equipas não se conhecem e há alguma ansiedade no jogo. Temos de ter capacidade de superar a ansiedade do primeiro jogo do campeonato e temos de ser iguais a nós próprios. É com esses valores, que pretendemos subir a Alvalade, para conquistar os três pontos», afirmou.

O técnico admitiu que será necessário mais algum tempo até que os jogadores estejam totalmente identificados com os processos de jogo, mas garantiu que a equipa já «identidade» e está preparada para a estreia na I Liga.

«É impossível construir uma equipa em seis semanas. Estas semanas serviram para nos conhecermos, para desenvolvermos os nossos princípios de jogo. A equipa já tem identidade e é isso que estamos a desenvolver. Com o passar do tempo, essa evolução será contínua e gradual, mas, tal como as outras equipas, estamos preparados para iniciar o campeonato», referiu.

Por outro lado, Leonardo Jardim rejeitou definir objetivos para esta temporada, tendo-se limitado a reafirmar que a formação de Alvalade vai lutar sempre pelos três pontos.

«O Sporting construiu uma equipa, dentro dos seus limites. É uma equipa diferente, com jovens com potencial, que não pode prometer colocações finais para maio, mas pode prometer rigor. Com o tempo, vamos ver quais os objetivos pelos quais a equipa pode lutar. Seria um erro estar a definir agora objetivos. O importante é iniciar bem o campeonato», sublinhou.

Entre as opções para o jogo de domingo está o guarda-redes Rui Patrício, sendo que Leonardo Jardim confirmou ter recebido «autorização da SAD» para convocar o jogador, que tinha sido expulso no particular com a Fiorentina.

A finalizar, o treinador português destacou o «progresso grande» do Arouca nos últimos anos, que culminou com a subida à I Liga.

«O Arouca é uma equipa que tem tido um progresso grande nos últimos anos. Procurou construir uma equipa com alguns jogadores experientes, principalmente no meio-campo e nas alas. Acredito que será uma equipa que vai jogar com um bloco baixo, à procura de transições, mas temos de nos preocupar com as nossas ideias e procurar vencer, desde o início», concluiu.

Sporting e Arouca defrontam-se domingo, a partir das 15h45, no Estádio de Alvalade, em Lisboa, em jogo da ronda inaugural da I Liga portuguesa, que será dirigido pelo portuense Rui Costa.